1
resposta

Como Me Comunico no Ambiente Digital

Para realizar o desafio, escolhi analisar minha comunicação no aplicativo WhatsApp, que uso diariamente tanto no ambiente pessoal quanto no trabalho.

Pontos que observei:
• Percebi que minhas mensagens são, em geral, claras e diretas, principalmente ao tratar de assuntos profissionais.
• Quando preciso expressar opiniões, busco ser objetivo e evitar ambiguidades.
• Notei que, em conversas de trabalho, sempre tento manter um tom respeitoso e cordial.
• Percebi que às vezes posso soar “rápido demais” ao responder, passando a impressão de pressa. Posso equilibrar melhor isso, garantindo mais empatia.
• Também posso melhorar ao contextualizar mensagens mais complexas, para não gerar ruídos na comunicação.
• Tenho o hábito de agradecer, reconhecer o trabalho dos outros e usar mensagens positivas, o que facilita muito a interação.
• Em situações mais tensas, procuro ser calmo e evitar respostas impulsivas.

Conclusão:
Essa análise me mostrou que pequenos ajustes, como explicar melhor certas situações e revisar o tom das mensagens, podem melhorar ainda mais minha comunicação online. Foi um exercício útil para trazer mais consciência ao meu estilo de comunicação no dia a dia.

1 resposta

Oi, Douglas! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da forma como você analisou sua comunicação no WhatsApp, mostrando atenção ao equilíbrio entre clareza, empatia e cuidado nas conversas, algo muito alinhado com o conteúdo do capítulo sobre comunicação assertiva. Sua percepção sobre ajustar o tom e contextualizar mensagens mostra consciência e evolução contínua. Continue praticando esse olhar atento.

Uma dica: antes de enviar mensagens mais complexas, releia buscando identificar se há alguma parte que pode gerar dúvida. Ajuste com uma frase curta de contexto para deixar tudo mais claro.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!