1
resposta

Estratégia para Gerenciar Emoções

Para este desafio, escolhi observar como eu reajo em situações que me deixam estressado ou pressionado.

Minha estratégia foi basicamente prestar atenção no que eu sinto na hora, nomear a emoção (como irritação, ansiedade ou frustração) e fazer uma pequena pausa antes de responder. Só isso já ajuda muito a evitar reações no impulso.

Depois dessa pausa, tento entender o que realmente me incomodou e aí comunico meu ponto de vista de forma mais calma e objetiva.

Percebi que, quando faço isso, minha comunicação melhora e as conversas ficam muito mais leves. Minha ideia é continuar praticando para tornar esse processo mais natural.

1 resposta

Oi, Douglas! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Muito interessante a sua estratégia de prestar atenção, nomear a emoção e usar uma pausa para responder com mais calma. Essa prática realmente ajuda a tornar a comunicação mais leve e consciente. Continue praticando, pois esse movimento constante fortalece cada vez mais sua assertividade.

Uma dica simples: escolha um momento do dia para revisar rapidamente situações que geraram tensão e anote como você reagiu. Isso ajuda a perceber padrões e ajustar sua resposta de forma mais natural.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!