Entendo que estabelecer uma rotina é como traçar um mapa para uma viagem, sei para onde onde vou, quando vou mas ele precisa ter espaços de flexibilidade para poder contemplar os imprevistos, elementos fortuitos ou de força maior.
De forma que, é possível fazer um plano de rotina, e semanalmente ajustando ele a realidade, sempre contemplando esse espaço, essa "gordurinha" para ser queimada numa necessidade.
Atualmente trabalho como professora da rede estadual de educação paulista, estou em férias, em breve retorno, ou seja, mais uma vez, a rotina será alterada. Tenho uma filha, e suas necessidades, tenho uma casa para administrar em parceria com meu companheiro, que também tem suas urgências.
Ser flexível, sem perder o foco é essencial no meu caso. Saber o que é negociável e o que não é, também.
Ter a meta clara a ser alcançada, e também ser gentil comigo mesma evita Burnout´s futuros.
Então quando penso em metas e como aplicar elas às rotinas, a metologia smart é essencial para quebrar os blocos. Construindo, consistentemente meu objetivo.
Então gostaria de lembrar, para mim e para quem ler, que ter uma rotina é essencial, mas lembrar que a vida é orgânica, mutável e não engessada também.
Sem saúde mental, não se alcança nada.
Vamos lá, sem ansiedade, se perdoando, ajustando a rota, e seguindo em frente.
Abraços.