1
resposta

Rotina de Estudos - DeepSeek

Com base na minha rotina de estudo (segunda a sexta, das 10h às 12h) e na forma como aprendo melhor — assistindo, ouvindo e praticando — realizei uma autoanálise guiada para identificar meu estilo de aprendizagem e otimizar minhas estratégias. Concluí que tenho um perfil multimodal, com forte inclinação para os estilos visual, auditivo e cinestésico. Isso significa que retenho conteúdo de forma mais eficaz quando combino estímulos visuais (vídeos, gráficos, anotações), auditivos (explicações em voz alta, podcasts) e práticos (exercícios, simulações, aplicações).

Minhas estratégias atuais já beneficiam essa multiplicidade de canais, mas identifiquei oportunidades de melhoria na organização do material, no uso de técnicas de revisão espaçada e na estruturação do ambiente de estudo para reduzir distrações e potencializar o foco durante as duas horas diárias.

Para criar uma rotina mais eficaz, adaptei as seguintes orientações ao meu perfil:

• Divisão da sessão de estudo em blocos temáticos: assistir (conteúdo novo), ouvir (revisão e explicação) e praticar (exercícios e aplicações).
  • Uso da técnica Pomodoro (ciclos de 25 minutos de concentração + 5 minutos de pausa) para manter o engajamento.
  • Organização semanal com dias dedicados a conteúdos novos e outros para revisão integrada.

Com base nisso, elaborei um plano detalhado para as próximas semanas, estabelecendo metas diárias e utilizando recursos como mapas mentais (visual), gravações de áudio (auditivo) e resolução de casos práticos (cinestésico). Um exemplo da estrutura diária:

• 10h00–10h40: Videoaula + anotações visuais.
  • 10h40–11h10: Revisão auditiva (ouvir resumos ou gravar minha própria explicação).
  • 11h10–12h00: Prática com exercícios ou simulações.

Vou implementar esse plano a partir da próxima semana, registrando minha produtividade e ajustando conforme necessário — por exemplo, redistribuindo o tempo dedicado a cada bloco ou incorporando novas ferramentas como flashcards digitais para revisões rápidas.

Ao final de cada semana, farei uma reflexão sobre os resultados, avaliando se a combinação de métodos está gerando a retenção esperada e se as metas estão sendo alcançadas. Com isso, pretendo otimizar continuamente minha rotina, alinhando sugestões baseadas em evidências com minha experiência pessoal, para consolidar um método de estudo sustentável e eficiente.

Possuo um plano mais detalhado que foi proposto pelo Deep Seek

1 resposta

Oi, Sandra! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise, importante quando você descreve como integrou os estilos visual, auditivo e cinestésico na sua rotina e organizou os blocos de estudo de forma clara e intencional. Do jeito que você explicou, sua proposta está bem alinhada com o conteúdo do curso e mostra um cuidado real em transformar teoria em prática.

É muito positivo ver esse nível de autonomia e reflexão no processo de aprendizagem. Continue testando e ajustando sua rotina com base nos resultados semanais, isso fortalece seu protagonismo nos estudos. Dica: para potencializar a revisão espaçada, experimente usar flashcards digitais ao final de cada bloco de prática, revisando-os rapidamente no início do próximo dia de estudo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!