Com base na minha rotina de estudo (segunda a sexta, das 10h às 12h) e na forma como aprendo melhor — assistindo, ouvindo e praticando — realizei uma autoanálise guiada para identificar meu estilo de aprendizagem e otimizar minhas estratégias. Concluí que tenho um perfil multimodal, com forte inclinação para os estilos visual, auditivo e cinestésico. Isso significa que retenho conteúdo de forma mais eficaz quando combino estímulos visuais (vídeos, gráficos, anotações), auditivos (explicações em voz alta, podcasts) e práticos (exercícios, simulações, aplicações).
Minhas estratégias atuais já beneficiam essa multiplicidade de canais, mas identifiquei oportunidades de melhoria na organização do material, no uso de técnicas de revisão espaçada e na estruturação do ambiente de estudo para reduzir distrações e potencializar o foco durante as duas horas diárias.
Para criar uma rotina mais eficaz, adaptei as seguintes orientações ao meu perfil:
- Divisão da sessão de estudo em blocos temáticos: assistir (conteúdo novo), ouvir (revisão e explicação) e praticar (exercícios e aplicações).
- Uso da técnica Pomodoro (ciclos de 25 minutos de concentração + 5 minutos de pausa) para manter o engajamento.
- Organização semanal com dias dedicados a conteúdos novos e outros para revisão integrada.
Com base nisso, elaborei um plano detalhado para as próximas semanas, estabelecendo metas diárias e utilizando recursos como mapas mentais (visual), gravações de áudio (auditivo) e resolução de casos práticos (cinestésico). Um exemplo da estrutura diária:
- 10h00–10h40: Videoaula + anotações visuais.
- 10h40–11h10: Revisão auditiva (ouvir resumos ou gravar minha própria explicação).
- 11h10–12h00: Prática com exercícios ou simulações.
Vou implementar esse plano a partir da próxima semana, registrando minha produtividade e ajustando conforme necessário — por exemplo, redistribuindo o tempo dedicado a cada bloco ou incorporando novas ferramentas como flashcards digitais para revisões rápidas.
Ao final de cada semana, farei uma reflexão sobre os resultados, avaliando se a combinação de métodos está gerando a retenção esperada e se as metas estão sendo alcançadas. Com isso, pretendo otimizar continuamente minha rotina, alinhando sugestões baseadas em evidências com minha experiência pessoal, para consolidar um método de estudo sustentável e eficiente.
Possuo um plano mais detalhado que foi proposto pelo Deep Seek