- Identificação do estilo de aprendizagem
Utilizando o GPT, explorei diferentes estilos de aprendizagem (visual, auditivo, cinestésico e leitura/escrita). A partir dessa análise, identifiquei que meu estilo predominante é visual e leitura/escrita, pois aprendo melhor com esquemas, resumos, listas, mapas mentais e materiais organizados por tópicos. O uso de exemplos práticos e explicações estruturadas também facilita minha compreensão e retenção do conteúdo.
⸻ - Análise das estratégias de estudo atuais
Atualmente, minhas estratégias de estudo apresentam os seguintes pontos:
• Organização do material: costumo separar os conteúdos por temas, mas nem sempre mantenho uma padronização visual.
• Técnicas de memorização: utilizo leitura e anotações, porém faço poucas revisões espaçadas.
• Ambiente de estudo: geralmente adequado, silencioso, mas com risco de distrações digitais.
Com base nisso, percebi a necessidade de melhorar a organização visual, criar uma rotina fixa de revisões e reduzir interrupções durante o estudo.
⸻ - Orientações do GPT para criação da rotina de estudos
Com o apoio do GPT, defini orientações alinhadas ao meu estilo de aprendizagem:
• Criar blocos curtos de estudo (25 a 40 minutos) com pausas estratégicas.
• Utilizar resumos visuais, mapas mentais e checklists ao final de cada conteúdo.
• Aplicar a técnica de revisão espaçada (24h, 7 dias e 15 dias).
• Definir objetivos claros para cada sessão de estudo.
• Estudar sempre no mesmo horário para criar constância.
⸻ - Plano de estudos para as próximas semanas
Período: próximas 2 semanas
Frequência: 5 dias por semana
Duração diária: 1h a 1h30
Estrutura do plano:
• Segunda a sexta-feira
• 25–40 min: estudo do conteúdo principal
• 10 min: pausa
• 20–30 min: resumo visual ou exercícios práticos
Metas semanais:
• Concluir os conteúdos programados da semana
• Produzir pelo menos 1 resumo visual por tema
• Realizar revisões dos conteúdos da semana anterior
⸻ - Implementação e ajustes
O plano será implementado de forma gradual, observando níveis de concentração, produtividade e compreensão. Caso necessário, os horários e a duração das sessões serão ajustados para melhor adequação à rotina diária.
⸻ - Reflexão final
Ao final do período, farei uma avaliação dos resultados obtidos, considerando desempenho, facilidade de aprendizado e retenção do conteúdo. A partir dessa reflexão, realizarei ajustes na rotina de estudos, combinando as orientações do GPT com minha experiência prática, buscando uma melhoria contínua no processo de aprendizagem.