1
resposta

Minha rotina estudos sugeridad pelo chatGPT

1. Identificação do estilo de aprendizagem
    Utilizando o GPT, explorei diferentes estilos de aprendizagem (visual, auditivo, cinestésico e leitura/escrita). A partir dessa análise, identifiquei que meu estilo predominante é visual e leitura/escrita, pois aprendo melhor com esquemas, resumos, listas, mapas mentais e materiais organizados por tópicos. O uso de exemplos práticos e explicações estruturadas também facilita minha compreensão e retenção do conteúdo.
  2. Análise das estratégias de estudo atuais
    Atualmente, minhas estratégias de estudo apresentam os seguintes pontos:
    • Organização do material: costumo separar os conteúdos por temas, mas nem sempre mantenho uma padronização visual.
    • Técnicas de memorização: utilizo leitura e anotações, porém faço poucas revisões espaçadas.
    • Ambiente de estudo: geralmente adequado, silencioso, mas com risco de distrações digitais.
    Com base nisso, percebi a necessidade de melhorar a organização visual, criar uma rotina fixa de revisões e reduzir interrupções durante o estudo.
  3. Orientações do GPT para criação da rotina de estudos
    Com o apoio do GPT, defini orientações alinhadas ao meu estilo de aprendizagem:
    • Criar blocos curtos de estudo (25 a 40 minutos) com pausas estratégicas.
    • Utilizar resumos visuais, mapas mentais e checklists ao final de cada conteúdo.
    • Aplicar a técnica de revisão espaçada (24h, 7 dias e 15 dias).
    • Definir objetivos claros para cada sessão de estudo.
    • Estudar sempre no mesmo horário para criar constância.
  4. Plano de estudos para as próximas semanas
    Período: próximas 2 semanas
    Frequência: 5 dias por semana
    Duração diária: 1h a 1h30
    Estrutura do plano:
    • Segunda a sexta-feira
    • 25–40 min: estudo do conteúdo principal
    • 10 min: pausa
    • 20–30 min: resumo visual ou exercícios práticos
    Metas semanais:
    • Concluir os conteúdos programados da semana
    • Produzir pelo menos 1 resumo visual por tema
    • Realizar revisões dos conteúdos da semana anterior
  5. Implementação e ajustes
    O plano será implementado de forma gradual, observando níveis de concentração, produtividade e compreensão. Caso necessário, os horários e a duração das sessões serão ajustados para melhor adequação à rotina diária.
  6. Reflexão final
    Ao final do período, farei uma avaliação dos resultados obtidos, considerando desempenho, facilidade de aprendizado e retenção do conteúdo. A partir dessa reflexão, realizarei ajustes na rotina de estudos, combinando as orientações do GPT com minha experiência prática, buscando uma melhoria contínua no processo de aprendizagem.
1 resposta

Oi, Kelly! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise, principalmente quando você descreve como identificou seu estilo de aprendizagem e traduziu isso em uma rotina prática, com blocos de estudo, revisões espaçadas e objetivos claros, bem alinhados com a proposta da aula sobre personalização do aprendizado com o GPT. Seu plano mostra organização e consciência sobre o que funciona melhor para você.

Como incentivo, vale manter esse olhar de acompanhamento contínuo, observando o que traz mais foco e retenção ao longo das semanas. Dica: para reforçar sua organização visual, escolha um padrão simples de cores e formatos para todos os resumos e mapas mentais, aplicando isso sempre ao final de cada sessão, assim o estudo fica mais consistente e fácil de revisar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!