1
resposta

Retorno função

Meu modo de resolver ficou diferente do professor porém o resultado ficou igual. A pergunta é: Da forma como eu fiz poderia ter algum efeito colateral, por assim dizer, no código caso tivesse continuidade ou não faria nenhuma diferença?

<canvas width = "600" height = "400"></canvas>

<meta charset="UTF-8">

<script>

function somarDoisValores(valor1, valor2) {
           return valor1 + valor2;
    }

document.write(somarDoisValores(200,  1000));

</script>
1 resposta

Olá, Wellington, tudo bem com você?

Obrigado pela paciência em aguardar um retorno aqui no fórum.

Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela solução do problema apresentado no exercício em questão.

E em segundo lugar, respondendo sua dúvida inicial: sim, faria diferença, pois nesse exercício o objetivo não era que o resultado aparecesse na tela, ao lado do canva, e sim no console. E ao fazer o uso do "document.write()", é gerada uma consequência na aparência do site - e não é o que buscamos.

E caso você ainda não o conheça, saiba que o console é uma ferramenta muito importante no cotidiano de uma pessoa dev, pois com ele podemos acessar variáveis, resultados de funções - como nesse caso - e debugar nosso programa. É uma ferramenta incrível, que eu o aconselho a aprender o que puder sobre ela pois ela é algo que você vai ver muito ainda na sua jornada no mundo da programação. E após isso tudo agora eu irei lhe explicar como deveria ter ficado o código. Mas vamos por partes: O seu código original estava muito bom, mas você usou o código document.write para escrever o resultado da operação na página ao invés de usar o console.log, deixando o resultado ao lado do canvas criado anteriormente, e a primeira vista pode se até pensar que o resultado está jogado no centro da página, dessa forma:

Print da tela do navegador de um computador, com fundo brando e escrito em preto em uma área mais central da tela, porém ao mesmo tempo na área inferior esquerda o numero 1200

E assim dá pra perceber o problema visual citado antes, porém eu tomei a liberdade de editar um pouco o seu código e deixei ele dessa forma incluindo 2 variáveis, uma chamada de variável, e alterei document.write por console.log:

<canvas width = "600" height = "400"></canvas>

<meta charset="UTF-8">

<script>

var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");

pincel.strokeRect(0, 0, 600, 400);

function somarDoisValores(valor1, valor2) {
           return valor1 + valor2;
    }

console.log(somarDoisValores(200,  1000));

</script>

E assim eu contornei o canva para que você possa ver que há algo ali e que o resultado 1200 deve ficar no console, como mostra a imagem:

Print da tela do navegador de um computador, mostrando um site em branco, com uma canvas/tela desenhado e contornado com a cor preta, e do lado da tela do site está aberto o console do site, mostrando o resultado 1200

E provavelmente agora ficou mais fácil visualizar os equívocos e o que deveria ser ajustado, né?

Bom era isso, espero poder ter ajudado, e se precisar de mais algo estarei aqui disposto a lhe auxiliar, ok ;)

Um grande abraço, e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.
8