Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

responsabilidades back x front

Olá, creio que a pergunta seja bem básica :) mas ainda não consegui entender muito bem.

Suponha que temos um projeto que seja feito com o Java em back e o Angular2+ em Front. E como o Angular trabalha com o TS que tem várias similaridades com o Java daria pra fazer um monte de coisa que fazemos em Java, no TS (como por exemplo é ensinado aqui mesmo em trabalhar com MVC no Angular e também no Java), certo ?

Minha dúvida é onde estaria a responsabilidade de cada um. Daria para fazer uma mesma regra de negócio no Java ou no TS (e eu então escolho onde fazer) ?

Porque aparentemente me parece que daria para fazer quase tudo no front, deixando o back responsável pela conexão com o banco de dados, com o servidor e com a parte de segurança/login . To viajando ?

Abs.

1 resposta
solução!

Bom dia!

Seu pensamento está correto . O TypeScript tem sim um poder maior e consegue fazer uma série de validações, similar ao Java.

Porém, por padrão, o Front-end nunca terá regras, somas, subtrações, etc. A única responsabilidade do front é apresentar dados ou coletar entradas do usuário. Todas as regras devem estar no back.

As únicas validações aceitas em front estão na questão de entrada de dados, tipo email, telefone, campo em branco. Esse tipo de validação deve ser feita no front.

Validações no front podem ser manipuladas, o que traz risco de segurança para o seu sistema. Por isso é indicado que regras fiquem no back.

Espero ter ajudado. Bons estudos!