Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Resolvendo o exercício Álcool ou Gasolina

<meta chartset="UTF-8">

<h3>Álcool ou Gasolina?</h3>

<script>

var tanque = 40
        var caminhoComGasolina = 480
        var consumoDeGasolina = caminhoComGasolina /tanque;

document.write ("<h4>Resposta: Álcool ou Gasolina?</h4>");
        document.write ("A litragem de gasolina que <strong>o carro consumiu</strong> em 480 quilômetros foi de <strong>" + consumoDeGasolina + " litros.</strong>");
        document.write ("<br>")

var caminhoComAlcool = 300
            consumoDeAlcool  = caminhoComAlcool /tanque; 

document.write ("<h4>Resposta: Com Álcool</h4>");
        document.write ("A litragem de álcool que <strong>o carro consumiu</strong> de álcool em 300 quilômetros foi de <strong>" + Math.round(consumoDeAlcool) + " litros.</strong>");

</script>
3 respostas

Olá Gabi tudo bem ?

Acabei de testar seu código aqui e está funcionando perfeitamente , apenas uma observação

consumoDeAlcool  = caminhoComAlcool /tanque; 

nessa linha você esqueceu de utilizar o var então no caso ficaria

var consumoDeAlcool  = caminhoComAlcool /tanque; 

as vezes quando esquecemos de fazer a declaração da variavél isso pode ocasionar um futuro erro ..

Mas tirando essa pequena observação seu código está muito bom Parabéns . Que você tenha um bom estudo , e sinta-se a vontade pra compartilhar suas resoluções e dúvidas aqui no fórum . =)

Abraços .

suelenaparecida142, muito obrigada pela orientação :) Só uma dúvida a respeito disso me surgiu:

• as vezes quando estou programando, eu não declaro a var sempre porque (talvez eu tenha entendido errado) não era necessário colocar sempre. Nesse exercício eu vi que só não coloquei nessa última variável de álcool.

Mas existe algum momento que eu não preciso declarar sempre a variável?

Obrigada :)

solução!

Então Gabi geralmente declarações de variáveis, onde quer que elas ocorram, são processadas antes que qualquer outro código seja executado. Então atribuir um valor a uma variável não declarada anteriormente implica em criar uma variável global (ela se torna uma propriedade do objeto global) quando a atribuição é executada.

Por exemplo :

Variáveis declaradas estão relacionadas com o contexto de execução quando elas são criadas (por exemplo, uma função, objeto). Por outro lado, as variaveis não declaradas sempre são globais, então quando as váriáveis não são declaradas elas não existem até quando o código atribuir um valor a ela , ou seja uma variável não declarada são configuráveis (por exemplo , podem ser excluídas ).

Devido essas diferenças, é recomendado sempre declarar as variáveis, independentemente se as variáveis estão em escopo de função ou escopo global , sendo assim quando você declara uma váriavel você evita um resultado inesperado .

Espero ter ajudado.. :)