- Iniciando com JavaScript
1.1 Mostre um alerta com a mensagem "Boas vindas ao nosso site!".
alert("Boas vindas ao nosso site!");
1.2 Declare uma variável chamada nome e atribua a ela o valor "Lua".
let nome = "Lua";
1.3 Crie uma variável chamada idade e atribua a ela o valor 25.
let idade = 25;
1.4 Defina uma variável numeroDeVendas e atribua a ela o valor 50.
let numeroDeVendas = 50;
1.5 Defina uma variável saldoDisponivel e atribua a ela o valor 1000.
let saldoDisponivel = 1000;
1.6 Exiba um alerta com o texto "Erro! Preencha todos os campos."
alert('Erro! Preencha todos os campos.');
1.7 Declare uma variável chamada mensagemDeErro e atribua a ela o valor "Erro! Preencha todos os campos." Agora exiba um alerta com o valor da variável mensagemDeErro.
let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos.';
alert(mensagemDeErro);
1.8 Use um prompt para perguntar o nome do usuário e armazená-lo na variável nome.
let nome = prompt('Digite o seu nome');
1.9 Peça ao usuário para digitar sua idade usando um prompt e armazene-a na variável idade.
let idade = prompt('Digite a sua idade');
1.10 Agora, caso a idade seja maior ou igual que 18, exiba um alerta com a mensagem "Pode tirar a habilitação!".
let idade = prompt('Digite a sua idade');
if (idade >= 18) {
alert('Pode tirar a habilitação!');
}
- Condicionais e Contetanação
2.1 Pergunte ao usuário qual é o dia da semana. Se a resposta for "Sábado" ou "Domingo", mostre "Bom fim de semana!". Caso contrário, mostre "Boa semana!".
let DiadaSemana = prompt('Que dia da semana é hoje?');
if (DiadaSemana == "sabado") {
alert("Bom Fim de semana");
}
if (DiadaSemana == "domingo"){
alert("Bom Fim de semana");
} else {
alert("Boa semana");
}
2.2 Verifique se um número digitado pelo usuário é positivo ou negativo. Mostre um alerta informando.
let Numdig = prompt('Digite um Numero');
if (Numdig > 0) {
alert('Número Positivo');
} else {
alert('Número é negativo');
}
2.3 Crie um sistema de pontuação para um jogo. Se a pontuação for maior ou igual a 100, mostre "Parabéns, você venceu!". Caso contrário, mostre "Tente novamente para ganhar.".
let Pont = prompt('Digite a sua pontuação!');
if(Pont >= 100) {
alert('Parabéns, você venceu!');
} else {
alert('Tente novamente para ganhar.');
}
2.4 Crie uma mensagem que informa o usuário sobre o saldo da conta, usando uma template string para incluir o valor do saldo.
let saldoConta = 500; // Exemplo de saldo
alert(`Seu saldo é de R$${saldoConta}.`);
2.5 Peça ao usuário para inserir seu nome usando prompt. Em seguida, mostre um alerta de boas-vindas usando esse nome.
let nome = prompt('Qual o seu nome?');
alert(`Boas vindas ${nome}`);
- Loops e tentativas
3.1 Crie um contador que comece em 1 e vá até 10 usando um loop while. Mostre cada número.
let contador = 1;
while(contador < 10){
contador++
console.log(`Contador ${contador}`);
}
3.2 Crie um contador que começa em 10 e vá até 0 usando um loop while. Mostre cada número.
let contador = 10;
while(contador > 0){
contador--
alert(`Contador ${contador}`)
}
3.3 Crie um programa de contagem regressiva. Peça um número e conte deste número até 0, usando um loop while no console do navegador.
let contador = parseInt(prompt('Digite um Número'));
while(contador > 0){
contador--
alert(`Contador ${contador}`)
}
3.4 Crie um programa de contagem progressiva. Peça um número e conte de 0 até esse número, usando um loop while no console do navegador.
let contador = parseInt(prompt('Digite um Número'));
while(contador > 0){
contador--;
console.log(contador);
}