Cilene, você tocou em um ponto crucial da Gestão por Processos! A resistência à mudança é algo natural, principalmente quando as pessoas já estão acostumadas a uma forma de trabalho e não enxergam de imediato os benefícios da transformação. Muitas vezes, essa resistência vem do medo do desconhecido ou da insegurança sobre como a mudança pode impactar suas rotinas e responsabilidades.
Atuando na gestão de processos, já vivenciei esse desafio de perto e sei o quanto pode ser difícil fazer com que os colaboradores percebam os pontos positivos da mudança, da evolução e da automação de processos. Algo que ajuda muito nesse contexto é investir em comunicação clara e envolvimento da equipe desde o início. Mostrar exemplos concretos de melhorias, oferecer treinamentos e criar um ambiente aberto para dúvidas e sugestões são estratégias que podem reduzir essa barreira.
Além disso, contar com "embaixadores da mudança" dentro da própria equipe ou seja, pessoas que já compreenderam os benefícios e podem influenciar positivamente os demais costuma fazer diferença. Pequenos avanços e conquistas sendo compartilhados ao longo do processo também ajudam a gerar mais adesão.
A mudança nem sempre é fácil, mas quando conduzida com transparência e valorização do time, os resultados podem ser muito mais positivos e duradouros!
Se essa resposta ajudou, pode marcar como solucionada!