Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Renomeando a pasta vendor

Oi, gente.

Estava mexendo nas dependências de um projeto paralelo e me veio uma dúvida aleatória: é possível alterar o nome da pasta vendor do Composer sem quebrar o código do mesmo? Dei uma olhada no Stackoverflow e não encontrei uma resposta exata, apenas avisos falando que talvez não seja uma boa ideia.

2 respostas

Olá, Miguel!

O grande problema de fazer isso é que mesmo usando uma IDE, nada garante que todas as referências à essa pasta serão devidamente alteradas, quando você trocar o nome dela.

Também não tenho conhecimento de como o Composer encontra as dependências em tempo de execução para instalar ou fazer update de algum pacote, então pode ser que funcione para um projeto que já está com todas as dependências instaladas, mas pode "quebrar" ao tentar atualizar ou instalar novas dependências.

Neste caso, acho que o melhor jeito é clonar o projeto que você está desenvolvendo e testar mesmo. Não se esqueça de dizer aqui pra gente se deu certo ou não.

Espero ter ajudado!

Boa sorte em seus estudos!

solução!

Fala, Mateus.

Obrigado pela resposta. Eu tentei fazer essa "portabilidade" e encontrei problemas na hora de incluir novas dependências. Procurando na internet, vi esse fórum no StackOverflow que fala sobre a mudança de uma subpasta da vendor, mexendo pelo composer.json:

https://stackoverflow.com/questions/34132979/how-to-rename-composer-vendor-install-path

Parece que dá para configurar o autoload para olhar uma pasta que não seja a vendor, mas não fui a fundo para checar se resolve. Dei uma olhada na documentação do Composer e é informado que não é recomendável subir a pasta vendor para o GitHub:

https://getcomposer.org/doc/faqs/should-i-commit-the-dependencies-in-my-vendor-directory.md

É pontuado que a pasta vendor irá gerar muitas divergências nas diferentes partes dos arquivos, além de duplicações. Outro agravante é mostrar as dependências como submódulos no ambiente do Github.

E isso já meio que "resolve" o meu problema, pois a ideia era mudar a pasta vendor para subir no github. Já que não é uma boa ideia subir, não vou mais seguir por esse caminho. Decidi orientar a minha equipe a realizar o uso do Composer e suas dependências de maneira local e individualizada. Recomendo a todos que chegarem nesse problema a fazerem o mesmo.