1
resposta

Reflexão - Uso intensivo da computação

Se eu paro para observar uma manhã comum da minha rotina, percebo que praticamente todas as minhas ações passam, de alguma forma, pelo uso de softwares. O dia começa com o despertador do celular, seguido pela checagem de mensagens em aplicativos de comunicação, e rapidamente já estou acessando e-mails, organizando tarefas em ferramentas digitais e, muitas vezes, consultando documentos e planilhas para dar andamento às demandas de trabalho.

No meu contexto profissional, como Designer Instrucional, o uso de softwares é ainda mais evidente e estratégico. Utilizo diferentes plataformas para estruturar conteúdos, validar materiais, organizar fluxos de produção e colaborar com o time. Ferramentas de autoria, editores de texto, planilhas e ambientes virtuais de aprendizagem fazem parte constante do meu dia a dia, apoiando não só a execução, mas também a qualidade das entregas.

Além disso, consigo identificar diversas situações em que o uso de software envolve diretamente a criatividade. Ao transformar um conteúdo técnico bruto em uma experiência de aprendizagem mais didática e engajadora, por exemplo, estou usando ferramentas digitais para criar roteiros, propor interações, pensar em recursos visuais e até estruturar experiências como games ou podcasts educacionais. Nesse processo, o software deixa de ser apenas um meio operacional e passa a ser um facilitador da criação.

Outro ponto importante é o uso de inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, que tenho explorado como apoio para gerar ideias, otimizar processos e ampliar possibilidades dentro do eLearning. Isso reforça como o software também pode ser um parceiro criativo, contribuindo para inovação no desenvolvimento de soluções educacionais.

Dessa forma, fica claro para mim que o software não está apenas presente na rotina, ele molda a forma como organizo meu trabalho, como aprendo e como crio. E, nesse cenário, me vejo não só como usuária dessas tecnologias, mas também como alguém que participa ativamente da economia criativa, ao idealizar e desenvolver experiências de aprendizagem que impactam outras pessoas.

1 resposta

Oii, Tatiane!

Parabéns por essa reflexão tão profunda e conectada com a realidade. É fantástico ver como você conseguiu mapear o papel do software na sua rotina, saindo de uma visão meramente operacional para uma percepção estratégica, especialmente dentro do seu papel como Designer Instrucional.

Sua análise demonstra um domínio excelente sobre como o pensamento computacional e as ferramentas digitais se fundem com a economia criativa. Ao descrever o software como um facilitador da criação e um parceiro criativo (como no caso das IAs), você toca em um ponto fundamental: a tecnologia não substitui o olhar humano, mas amplia o nosso alcance e a nossa capacidade de transformar conteúdos complexos em experiências didáticas.

Conseguiu perceber como, ao organizar uma planilha ou um fluxo de produção, você está aplicando a decomposição de problemas de forma tão natural quanto o próprio ato de criar?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!