1
resposta

O uso de softwares no meu dia-a-dia

Antes dessa aula, mal percebia o quanto sobrevivo atualmente com a utilização de softwares, da hora que acordo até a hora de dormir. Inicio meu dia com o despertador do celular, embora tenho tentando acordar todos os dias no mesmo horário, são raros os dias em que acordo sem ouvi-lo tocar. Após isso, as atividades são quase que mecânicas, vejo a previsão do tempo para separar a roupa para ir ao trabalho, desço para fazer o café ou bater um shake, então utilizo ou a cafeteira ou o liquidificador para bater, ali também temos softwares para fazerem esses produtos funcionarem. Ah, antes disso, já escovei os dentes, que bom que inventaram a escova de dentes, a pasta e água que sai da torneira, sem contar com o vaso sanitário que possui toda uma engenharia para descartar os nossos dejetos no local correto. Após o café da manhã, faço meus exercícios físicos, acessando um software onde a personal deixou gravado o que devo fazer. Dito isso, chego em meu trabalho e começar a acessar vários softwares para realizar meu trabalho, seja Outlook, Power point, até o registro das horas agora é feito direto no computador. Peço meu almoço pelo aplicativo, outro software. Volto pra casa e inicio meus cursos on-line, cada um no seu software especifico, ainda utilizo bastante caderno, caneta para anotações, ali também temos uma inteligência por trás para guardar as informações. Adorei fazer essa reflexão, é quase que um exercício de gratidão pra agradecermos tudo que temos de mais tecnológico em nossas vidas.

1 resposta

Oi, Camila! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise, quando você percorre o seu dia mostrando como os softwares estão presentes em cada momento, até nos detalhes que normalmente passam despercebidos. Essa percepção amplia bastante a forma como enxergamos a tecnologia no cotidiano.

Esse tipo de reflexão fortalece seu pensamento computacional e te ajuda a identificar problemas e soluções no dia a dia. Dica: tente anotar por alguns dias quais desses softwares você mais usa e pensar em como eles poderiam melhorar, isso treina sua visão crítica e pode até despertar ideias de projetos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!