Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O uso de softwares no meu dia-a-dia

Antes dessa aula, mal percebia o quanto sobrevivo atualmente com a utilização de softwares, da hora que acordo até a hora de dormir. Inicio meu dia com o despertador do celular, embora tenho tentando acordar todos os dias no mesmo horário, são raros os dias em que acordo sem ouvi-lo tocar. Após isso, as atividades são quase que mecânicas, vejo a previsão do tempo para separar a roupa para ir ao trabalho, desço para fazer o café ou bater um shake, então utilizo ou a cafeteira ou o liquidificador para bater, ali também temos softwares para fazerem esses produtos funcionarem. Ah, antes disso, já escovei os dentes, que bom que inventaram a escova de dentes, a pasta e água que sai da torneira, sem contar com o vaso sanitário que possui toda uma engenharia para descartar os nossos dejetos no local correto. Após o café da manhã, faço meus exercícios físicos, acessando um software onde a personal deixou gravado o que devo fazer. Dito isso, chego em meu trabalho e começar a acessar vários softwares para realizar meu trabalho, seja Outlook, Power point, até o registro das horas agora é feito direto no computador. Peço meu almoço pelo aplicativo, outro software. Volto pra casa e inicio meus cursos on-line, cada um no seu software especifico, ainda utilizo bastante caderno, caneta para anotações, ali também temos uma inteligência por trás para guardar as informações. Adorei fazer essa reflexão, é quase que um exercício de gratidão pra agradecermos tudo que temos de mais tecnológico em nossas vidas.

2 respostas
solução!

Oi, Camila! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise, quando você percorre o seu dia mostrando como os softwares estão presentes em cada momento, até nos detalhes que normalmente passam despercebidos. Essa percepção amplia bastante a forma como enxergamos a tecnologia no cotidiano.

Esse tipo de reflexão fortalece seu pensamento computacional e te ajuda a identificar problemas e soluções no dia a dia. Dica: tente anotar por alguns dias quais desses softwares você mais usa e pensar em como eles poderiam melhorar, isso treina sua visão crítica e pode até despertar ideias de projetos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

A tecnologia faz parte da minha rotina o tempo inteiro, muitas vezes sem eu perceber. Desde usar aplicativos de transporte, ouvir música, estudar online ou conversar com pessoas pelo celular, os softwares acabam facilitando quase todas as atividades do dia a dia.

Nos estudos e no trabalho, eles ajudam muito na organização e na agilidade. Consigo acessar informações rapidamente, fazer pesquisas, montar documentos e me comunicar com outras pessoas de forma muito mais prática. Isso torna as tarefas mais eficientes e ajuda a economizar tempo.

A criatividade também está muito presente no uso dos softwares. Vejo isso principalmente na criação de conteúdos, edição de fotos e vídeos, desenvolvimento de ideias e até na personalização de projetos. Hoje, a tecnologia permite que qualquer pessoa possa transformar ideias em algo útil e inovador, mesmo sem ter conhecimentos avançados em programação.