As tecnologias impactam de maneira significativa minha rotina, estando intrinsecamente integradas ao ambiente em que vivo. Atualmente, posso afirmar que a internet e a inteligência artificial me auxiliam em alto nível, desde o despertar, ao iniciar meus estudos de forma online, até mesmo na comunicação cotidiana por meio do celular. Dessa forma, identifico a tecnologia não mais como algo subjetivo, mas como um elemento enraizado no cotidiano da sociedade contemporânea.
Além disso, essa evolução ocorreu de maneira extremamente rápida. Ao comparar diferentes gerações, percebe-se uma transformação marcante: hoje, crianças pequenas, como meus filhos de 3 e 6 anos, utilizam a inteligência artificial de forma natural, seja ao ligar a televisão ou solicitar conteúdos de sua preferência. Em contraste, durante minha infância, esse cenário parecia restrito a filmes de ficção científica.
Essa percepção demonstra como os avanços tecnológicos otimizaram atividades diárias, ampliaram o acesso à informação e transformaram profundamente a forma como estudamos, trabalhamos e nos relacionamos.