1
resposta

Reescrevendo o diálogo entre Pedro e Tiago.

Pedro:
Tiago, eu me sinto preocupado porque percebo que algumas tarefas estão sendo entregues bem perto do prazo. Eu queria entender melhor como você está se organizando, porque tenho medo de que isso possa impactar o projeto. Podemos conversar sobre isso?

Tiago:
Eu entendo sua preocupação. Eu me sinto pressionado quando percebo que minhas escolhas são criticadas, e acabo travando. Talvez eu precise de ajuda para organizar melhor meu tempo. Você teria sugestões?

Pedro:
Que tal a gente definir juntos prazos intermediários? Assim, você poderia se planejar melhor, e se sentir mais tranquilo sabendo que estamos acompanhando o progresso. O que você acha?

Tiago:
Acho justo. Se a gente puder reservar essas etapas semanalmente, eu me comprometo em avisar se surgir algum imprevisto.

Pedro:
Faz sentido. Eu posso tentar ser menos ansioso com os prazos, mas combinamos que, se algo atrasar, você me avisa com antecedência?

Tiago
Combinado! Agradeço por sugerir isso. Vamos ajustar nosso cronograma hoje?

1 resposta

Oi, Estudante! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da forma como você estruturou o diálogo, mantendo o foco na empatia e na responsabilidade compartilhada. A comunicação ficou clara e respeitosa, o que é fundamental na prática da comunicação não violenta.

Dica: uma boa forma de evoluir ainda mais é prestar atenção à linguagem usada nas observações. Tente manter sempre o foco no fato observado, sem julgamentos, como você já começou a fazer.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!