1
resposta

[Reclamação] Dificuldade de Compreensão devido à Oratória do Professor

Quero compartilhar algo que tem me incomodado nas aulas e ver se mais alguém está passando pela mesma situação. Tenho percebido que o professor tem uma forma de falar extremamente pausada, quase como se estivesse lendo um script. No começo, pensei que talvez fosse apenas um estilo de ensino, mas infelizmente, isso está atrapalhando seriamente o meu entendimento das aulas.

Entendo a importância de uma comunicação clara e pausada para garantir que todos possam acompanhar, mas o exagero nesse caso está tendo o efeito oposto. As pausas excessivas e a falta de fluidez tornam extremamente difícil manter o foco e a atenção durante a explicação. Sinto que acabo me perdendo no meio das frases e perco o fio da meada.

Gostaria de deixar claro que não estou criticando o professor em si, mas sim o método de comunicação que está sendo utilizado. Acredito que ele possa ser um excelente profissional, mas a oratória está prejudicando o potencial de aprendizado da turma.

Pensei em trazer isso para a discussão, pois acredito que, como alunos, também temos o direito de dar feedback construtivo para melhorar a qualidade das aulas.

1 resposta

Oii, Mariana! Tudo bem?

Sinto muito que essa experiência afetou seu aprendizado. Quero que saiba que pode contar com a gente para se desenvolver durante a jornada. A Alura é muito receptiva aos feedbacks, pois são eles que nos ajudam a construir uma plataforma melhor para vocês absorverem o conteúdo de forma efetiva.

Pensando nisso, além de publicar aqui na comunidade do fórum, encorajo você a descrever suas sugestões de melhoria na pesquisa disponibilizada no final do curso. Dessa forma, a equipe responsável terá acesso direto ao seu feedback para poder analisar e aplicar as possíveis melhorias.

Agradeço demais o seu feedback! São sugestões como a sua que nos ajudam a Alura cada vez melhor. Se precisar de alguma ajuda, não hesite em recorrer ao fórum.

Abraço, Mariana!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software