1
resposta

Realidade x opinião

Refletindo sobre os conteúdos do curso, percebo que muitas vezes eu expressei a minha opinião (minha experiência pessoal) como sendo a realidade... O que me faz pensar.... durante o momento da fala, como diferenciar um do outro para que a comunicação flua de forma mais assertiva?

1 resposta

Você pode expressar sua experiência pessoal contanto que deixe isso bem claro para as pessoas a quem se destina a mensagem. Evite generalizações e realmente fale da sua visão particular de mundo. Veja estas duas frases de exemplo:

  • "A gente sempre esquece o celular em algum canto da nossa casa, não é mesmo? Temos que prestar mais atenção nas coisas."
  • "Eu sempre esqueço onde deixei o celular dentro da minha casa. Vou contar o que fiz para isso não acontecer mais."

No primeiro exemplo, acontece uma generalização, enquanto que no segundo exemplo, ocorre um relato pessoal sem inferir que a outra pessoa possui a mesma experiência. Isso permite que o recipiente da mensagem sinta-se livre para ter empatia e se identificar com seu discurso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software