Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Quando usar Spring Reactive?

Boa tarde a todos.

Estou com uma dúvida e preciso de uma ajudinha rs. Vamos lá: Estou fazendo uma aplicação web e nela quero fazer o cadastro de endereço e para isso pretendo consumir uma API de CEP, por exemplo: Quero digitar o cep no formulário e quando meu input perder o foco quero consumir a API e preencher os dados dos outros campos automático, bairro, cidade, estado, etc. Quero fazer isso sem precisar atualizar a página. Qual a melhor maneira de fazer isso com Spring Boot? Pensei em fazer uma função Javascript usando o "onblur" do meu input, estou pensando em usar Ajax para enviar para meu backend o número do CEP e quero que meu backend consuma a API e devolva para a tela os dados. Ou eu posso usar o "onblur" para chamar meu backend direto ? Para fazer isso preciso usar requisição assíncrona? Uso Spring Reactive? Estou começando agora meus estudos com Spring então não sei a melhor solução para isso. Se alguém puder me ajudar serei muito grato!!!

6 respostas
solução!

Fala ai Tiago, tudo bem ?

Cara acho a melhor forma e talvez a mais convencional seja fazer um ajax mesmo, contudo eu isolaria a responsabilidade de popular os campos no próximo js.

A requisição vai ter quer ser assincrona e não há necessidade de usar Spring Reactive...

Opa Matheus, tô tranquilo e vc? Huum entendi, mas tipo é melhor fazer tudo usando Ajax? E como vc comentou, deixar tudo no js é melhor ?

De boa !

É o padrão que a galera mais utiliza.

Então acho bem ok por esse caso.

Entendi, vou fazer assim com ctz. Mas só por dúvida, daria para usar Spring caso eu quisesse?

Daria, mas seria uma requisição a mais, porque quem vai atualizar a tela é o js.

Se usasse o spring voce ia fazer uma request para seu projeto, que ia fazer outra request dentro do método para poder trazer o resultado e ai você ia disponibilizar isso na tela, e quem popularia seria o js.

Muito obrigado Matheus, tirou minha dúvida! :D