Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Quando se deve utilizar "=="?

Notei que em algumas partes do código fonte, utiliza-se o caracter "=" como sinal de igualdade, porém em algumas outras partes utiliza-se "==". Qual a diferença entre essas duas nomenclaturas? Quando devo utilizar "==" e quando devo utilizar apenas "="?

2 respostas
solução!

= é quando você quer afirmar um valor. == é quando você tem uma comparação no seu código.

Exemplo:

a.quero fazer uma variavel pro meu programa e colocar um valor nessa váriável: X = 3; //Isso me diz que no meu programa toda vez que ele chamar x ele tem o valor 3.

b. Quero comparar um valor com uma variável.

if( y==4) //Faço alguma coisa

Ou seja, ele pega o Y e compara com o valor 4, e retorna um verdadeiro ou falso.

Oi Luan, como você está? Espero que esteja bem ^-^

A diferença entre o == e o = é tênue. A utilização do == é para comparação, já o uso do = é para atribuirmos um valor a variável. Imagine o seguinte:

  • A variável sucesso deve ter o valor 1. O que eu devo usar? Um único igual ou dois iguais? A resposta é apenas um igual, pois estaremos atribuindo um valor a variável.

  • Quero comparar se a variável sucesso tem o valor 1. O que eu devo usar? Nesse caso, como quero comparar, o correto é a utilização de dois iguais.

Agora, vamos pegar o cenário do curso, onde temos o seguinte:

int resposta = checaRespostaUsuario();

Nesse caso, estamos dizendo que a variável resposta receberá o valor que a função checaRespostaUsuario retornar, ou seja, estamos atribuindo algum valor a variável resposta. E logo após isso, fazemos a verificação se resposta é exatamente igual a variável sequenciaLuzes em uma posição determinada, usando o ==:

if(resposta == sequenciaLuzes[leds_respondidos])

Ficou mais claro?

Qualquer dúvida estou por aqui.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software