//variáveis da Bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 15; let raio = diametro/2;
//velocidade da Bolinha let velocidadexBolinha = 6; let velocidadeyBolinha = 6; let raqueteComprimento = 10; let raqueteAltura = 90;
//variavéis da raquete let xRaquete = 5; let yRaquete = 150;
//variáveis do Oponente let xRaqueteOponente = 585; let yRaqueteOponente = 150; let velocidadeyOponente
let colidiu = false;
//Placar do jogo let meusPontos = 0; let pontosDoOponente = 0;
//Sons do jogo let raquetada; let ponto; let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3"); ponto = loadSound("pontos.mp3"); raquetada = loadSound("raquetada.mp3"); }
function setup() { createCanvas(600,400); trilha.loop(); }
function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificacolisaoborda(); mostraRaquete(xRaquete,yRaquete); movimentaMinhaRaquete(); //verificaColisaoRaquete(); verificaColisaoRaquete (xRaquete,yRaquete); mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente); movimentaRaqueteOponente(); verificaColisaoRaquete (xRaqueteOponente,yRaqueteOponente); incluiPlacar (); marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){ circle(xBolinha,yBolinha,diametro); }
function movimentaBolinha (){ xBolinha += velocidadexBolinha; yBolinha += velocidadeyBolinha; }
function verificacolisaoborda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha -raio < 0) { velocidadexBolinha *= -1; }
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeyBolinha *= -1;
} }
function mostraRaquete (x,y){ rect(x,y,raqueteComprimento,raqueteAltura); }
function movimentaMinhaRaquete() { if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; } if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; } }
function verificaColisaoRaquete () { if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete) { velocidadexBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function verificaColisaoRaquete (x,y) { colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio); if (colidiu){ velocidadexBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeyOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 -30;
yRaqueteOponente += velocidadeyOponente
}
function incluiPlacar (){ stroke(255); textAlign(CENTER); textSize(16); fill(color(255,140,0)); rect(150,10,40,20); fill(255); text(meusPontos,170,26); fill(color(255,140,0)); rect(450,10,40,20); fill(255); text(pontosDoOponente,470,26);
} function marcaPonto(){ if (xBolinha > 590){ meusPontos += 1; pontos.play(); } if (xBolinha < 10){ pontosDoOponente += 1; pontos.play(); }
}