Parece que você está enfrentando um problema ao executar seu código JavaScript. Pelo que entendi, você está tentando criar um jogo de adivinhação de número secreto.
O problema específico que você mencionou é sobre o contador de tentativas sempre aparecer com números estranhos, como 8970.
algumas considerações e correções que podem ajudar:
Inicialização de Variáveis: Certifique-se de inicializar corretamente suas variáveis antes de começar o loop de adivinhação. No seu caso, tentativas deve ser iniciado com 0 (zero), não com 1. Isso porque você quer contar o número de tentativas desde o início.
Incrementação das Tentativas: Certifique-se de que a incrementação tentativas++ esteja corretamente posicionada dentro do loop onde o usuário faz suas tentativas.
Correção de Comparação: Ao comparar chute com numeroSecreto, você está usando ==. Para comparações estritas em JavaScript (que levam em conta o tipo de dado), é recomendável usar ===.
Aqui está como o seu código poderia ser ajustado:
alert("Boas vindas ao jogo do número secreto");
let numeroSecreto = 5;
console.log(numeroSecreto);
let chute;
let tentativas = 0; // Iniciar tentativas com 0
// Enquanto chute não for igual ao número secreto
while (chute !== numeroSecreto) {
chute = prompt("Escolha um número entre 1 e 10");
// Se chute for igual ao número secreto
if (chute === numeroSecreto) {
break;
} else {
if (chute > numeroSecreto) {
alert(`O número secreto é menor que ${chute}`);
} else {
alert(`O número secreto é maior que ${chute}`);
}
// Incrementar as tentativas
tentativas++;
}
}
// Fora do loop, mostrar mensagem de acerto
alert(Parabéns! Você acertou o número secreto ${numeroSecreto} em ${tentativas + 1} tentativa(s).
);
Explicações dos Ajustes:
Inicialização de tentativas: Iniciamos tentativas com 0 para contar corretamente desde a primeira tentativa até o momento em que o usuário acerta o número secreto.
**Incrementação de tentativas: **A linha tentativas++; dentro do else do seu código está correta para aumentar o contador a cada tentativa.
Mensagem Final: Fora do loop, após o usuário acertar o número secreto, adicionamos uma mensagem para parabenizá-lo e informar quantas tentativas foram necessárias. Utilizamos tentativas + 1 porque tentativas conta as tentativas antes do acerto, e queremos contar também a tentativa do acerto em si.
Com esses ajustes, seu jogo de adivinhação deve funcionar corretamente, contando e exibindo o número correto de tentativas. Certifique-se também de testar diferentes casos, como tentativas erradas e acerto na primeira tentativa, para verificar se tudo está funcionando como esperado.