Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Qual o dispositivo do IP público apresentado?

Na aula sobre IP público e privado vimos que o IP detectado no comando "ipconfig /all" é o IP privado na nossa rede. E que para obter o IP público podemos usar sites como "meuip.com.br". Então, na nossa rede interna, cada dispositivo tem um IP próprio? No meu caso, que tenho NET/Claro, o modem tem um IP e o roteador tem outro? O IP público se refere a qual dispositivo? Ao meu computador mesmo ou se refere a esse "rede" da minha casa como um todo?

2 respostas
solução!

Olá, Daniel!

Na sua rede interna, cada dispositivo, como computadores, smartphones e impressoras, possui um IP privado. Este IP é atribuído pelo seu roteador ou modem e é usado para comunicação interna entre os dispositivos da sua rede. Por exemplo, seu computador pode ter um IP privado como 192.168.1.5, enquanto o seu smartphone poderia ter 192.168.1.6.

O IP público, por outro lado, é o endereço que representa toda a sua rede doméstica na internet. Quando você acessa sites como "meuip.com.br", o IP mostrado é o IP público atribuído pelo seu provedor de internet (no seu caso, a NET/Claro) ao seu modem ou roteador. Este IP é o que os sites e serviços na internet enxergam quando você se conecta a eles.

Portanto, o IP público não está associado a um dispositivo específico dentro da sua rede, como seu computador ou smartphone, mas sim ao ponto de acesso à internet da sua casa, que geralmente é o seu modem ou roteador.

Bons estudos!

Obrigado Lucas!