Bom vamos lá. Tentei dar uma cara minha com ajuda/descrição mais acertiva com Claude.ai. Facilita a descrição e me ajuda a divdir as partes do projeto assim como categorizar.
Comecei com um perfil inicial fictício de ICP & Persona:
#1. Marina V., 29 anos
Designers UX · São Paulo · Renda ~R$5–9k/mês.
Maior dor: "Odeio entrar em loja e não me reconhecer em nada. Quero algo que pareça meu, sem esforço."
Dores principais:
- Roupas genéricas demais;
- Sem tempo pra pesquisar;
- Fast fashion não representa;
Desejos e gatilhos
- Descoberta fácil e rápida;
- Atemporal e reutilizável;
- Sem gênero = liberdade.
Comportamento digital
- Consome conteúdo no Instagram e TikTok. Segue contas de arte, moda indie e lifestyle. Compra online com frequência, mas abandona carrinho quando sente incerteza.
Momento de decisão - Compra por impulso após ver alguém usando, ou por necessidade de "atualizar" o guarda-roupa sem saber exatamente o que quer.
#2. A seguir fui para a jornada da cliente, da sua descoberta à primeira compra:
Descoberta
- Ver um look no feed
- Reel ou TikTok de alguém usando uma peça Metora. Interesse visual imediato. Clique no perfil ou tag;
Consideração
- Explorar o perfil das redes socias e o site;
- Navega pelo feed da marca, vê múltiplas peças, verifica preços. Pode salvar ou compartilhar com amiga.
Momento wow
- "Isso fala comigo";
- Vê editorial ou campanha onde a estética da marca reflete sua própria identidade. Deixa de ser "roupa bonita" e vira extensão de quem ela é.
Intenção;
- Adiciona ao carrinho;
- Avalia tamanho, prazo de entrega, política de troca. Principal barreira: incerteza sobre o caimento e tamanho.
Conversão
- Primeira compra;
- Conclui pedido. Momento crítico de fidelização. Unboxing e experiência de entrega definem recompra e indicação.
Então chegamos ao Momento de valor real: a identificação de identidade
A cliente não compra roupa — compra a sensação de que finalmente encontrou uma marca que entende seu gosto sem que ela precise explicar. O gatilho é estético, mas a retenção é emocional.
#3. Área estratégica:
Bullseye Framework — Canais
Do universo possível ao canal prioritário
Todos os canais (universo):
- SEO/Blog, Google Ads, Pinterest, Email marketing, Podcast, Marketplace (Shopee/Etsy), TikTok Ads, Loja física pop-up, Programa de afiliados, PR / imprensa, LinkedIn, WhatsApp/CRM.
Canais interessantes:
- TikTok orgânico, Instagram Reels, Pinterest, Micro-influenciadoras, Email marketing, Pop-up events, Programa de indicação
Maior potencial (foco)
- Instagram Reels + Stories, TikTok orgânico, Micro-influenciadoras (nano/mid).
Priorização de Canais
- Score baseado em presença de público, custo e sinergia

#4. Plano Go-to-Market
Aqui começamos com a mão na massa, definimos o canal principal, qual será a mensagem e o formato de ativação.
Canal principal
- Instagram Reels:
Onde a Marina já está e consome moda de forma passiva e aspiracional.
Melhor momento - Agosto–Setembro;
Virada de estação + volta às rotinas + comportamento de renovação de guarda-roupa.
Mensagem central
"Finalmente uma roupa que parece sua — sem esforço, sem gênero, sem prazo de validade."
Por que funciona
Ataca as três dores simultâneas: falta de identificação, falta de tempo e frustração com tendências passageiras. Posiciona a Metora como curadoria de identidade, não só de moda.
Formato de ativação:
Fase 01 - semanas 1-2: Série de Reels "Essa sou eu" — conteúdo orgânico mostrando a mesma peça usada de 3 formas diferentes por 3 personas distintas (identidade, não tendência).
Fase 02 - semanas 3-5: Ativação com 5–8 micro-influenciadoras (10k–80k seguidores) de nichos criativos: UX design, arte, moda alternativa. Briefing livre — elas usam do jeito delas.
Fase 03 - semanas 6-8: Boost do conteúdo orgânico que performou melhor + Stories com CTA direto para o site. Lançamento de programa "traga uma amiga" com desconto na segunda compra.
O que torna a campanha relevante
- A Metora não vende roupa — vende o fim da busca. Toda comunicação deve evocar o alívio de finalmente se reconhecer em algo. As micro-influenciadoras não são embaixadoras; são provas vivas de que identidades diferentes cabem na mesma marca.
Chegando assim a entrega de uma quase campanha/planejamento/estratégia geral.