Acho que seria interessante mostrar alguns exemplos de experimentações e análise dessas para ficar mais claro como aplicar na prática. Pra mim pelo menos ficou meio abstrato o conceito.
Acho que seria interessante mostrar alguns exemplos de experimentações e análise dessas para ficar mais claro como aplicar na prática. Pra mim pelo menos ficou meio abstrato o conceito.
Olá, Lara. Como vai?
Sua sugestão é excelente e faz todo o sentido! O conceito de Growth Hacking e seus ciclos de experimentação podem parecer um pouco abstratos mesmo quando ficamos apenas na teoria, pois a verdadeira mágica acontece na execução e no acompanhamento dos dados.
Para ajudar a clarear como isso funciona no dia a dia de uma empresa, vamos trazer o conceito para a prática através de um exemplo real de experimento, estruturado dentro do Ciclo de Growth.
Imagine que você gerencia o marketing de uma loja virtual. Ao analisar o funil de vendas, você percebeu que muitas pessoas adicionam produtos ao carrinho, mas desistem na hora de fechar a compra. Esse é o seu problema central.
Seguindo o framework de Growth Hacking, o processo passaria pelas seguintes etapas:
Em vez de tentar adivinhar tudo o que está errado, a equipe foca em uma alavanca específica. Vocês reparam que o campo de "Cupom de Desconto" fica muito visível na página de pagamento, o que pode fazer o cliente sair do site para buscar um cupom no Google e nunca mais voltar.
Para testar isso sem arriscar o faturamento da empresa, você divide o tráfego do site igualmente utilizando uma ferramenta de teste:
Após o período determinado, o time de Growth puxa os dados do experimento para análise. Imagine que os resultados foram os seguintes:
Calculando a diferença matemática, a Versão B teve uma melhora de 15% na taxa de conversão em relação à Versão A (passou de 2,0% para 2,3%), superando a meta inicial de 8%. Além disso, os dados mostraram que o tempo gasto na página de checkout diminuiu, provando que o processo ficou mais fluido.
Para que os testes não virem bagunça, as equipes de Growth costumam usar uma planilha simples ou um quadro Kanban (como Trello) dividido em:
Essa dinâmica de documentar, testar rápido e medir os resultados com precisão é o que tira o Growth Hacking da teoria e o transforma em crescimento real para o negócio.
Espero que possa ter lhe ajudado!