Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Quanto dos requisitos da vaga eu preciso cumprir?

Surgiu uma vaga de estágio na minha universidade cujos requisitos são: Front end, design(diferencial), PHP e automação. Nunca trabalhei diretamente em nada disso, mas sei de lógica de programação, sinto que talvez possa aprender e estamos na era da IA que acelera e muda um pouco as coisas. Vocês já se candidataram pra uma vaga de estágio sem ter os requisitos necessários? Acham que vale a pena eu ir pra entrevista só por experiência? Será que é possível ser contratado sem atender aos requisitos?

1 resposta

Olá, Felipe. Como vai?

É perfeitamente normal ter essa dúvida, principalmente no início da jornada profissional. A resposta direta para as suas perguntas é: sim, vale muito a pena se candidatar e ir para a entrevista! Como se trata de uma vaga de estágio dentro da sua própria universidade, os recrutadores geralmente sabem que estão lidando com estudantes e o foco principal costuma ser o seu potencial de aprendizado, e não necessariamente o domínio pleno de todas as ferramentas.

Ter uma boa base em lógica de programação é o requisito mais valioso que você possui agora. É essa lógica que vai permitir que você aprenda PHP, Front-end ou automação com muito mais facilidade. Sobre o uso da Inteligência Artificial, você tem toda razão ao dizer que ela acelera o processo, mas trago um ponto de atenção: na hora da entrevista, posicione a IA como uma ferramenta de apoio aos seus estudos e resolução de problemas, e não como algo que fará o trabalho por você. Mostrar que você sabe aprender de forma independente é um enorme diferencial.

Para estruturar a sua decisão, aqui estão alguns pontos sobre por que você deve abraçar essa oportunidade:

• A regra não escrita do mercado: Em tecnologia, existe um consenso de que você não precisa preencher 100% dos requisitos para se candidatar. Se você tem a base (que é a lógica) e muita disposição para cobrir as lacunas, a vaga pode ser sua.
  • Experiência de entrevista: Passar por processos seletivos é uma habilidade que precisa ser treinada. Fazer essa entrevista ajudará você a controlar o nervosismo, entender quais perguntas são feitas e mapear exatamente o que o mercado (ou a universidade) espera de um estagiário.
  • Honestidade como trunfo: Vá para a entrevista e seja totalmente transparente. Deixe claro que você ainda não tem experiência direta com Front-end ou PHP, mas explique como você planeja estudar essas tecnologias caso seja aprovado. Empresas valorizam muito a sinceridade e a proatividade.

Você não tem nada a perder. No pior dos cenários, você ganhará uma excelente experiência de entrevista e sairá sabendo exatamente o que precisa estudar para a próxima oportunidade.

Você já desenvolveu algum projeto pessoal prático, mesmo que em outra linguagem, onde conseguiu aplicar essa sua lógica de programação para resolver um problema?

Espero que possa ter lhe ajudado!