Elaborado com chat gpt 5
Enviei o seguinte prompt:
Agora preciso de tua ajuda: 1) atividade é análise de pontos fortes e fracos para o desenvolvimento da aprendizagem autônoma, o objetivo é promover uma autoavaliação eficaz, identificando áreas para melhoria e desenvolvimento pessoal na autodidática. Comece avaliando suas habilidades e hábitos de estudo, identificando seus pontos fortes e fracos. Em seguida, reflita sobre as estratégias passadas que foram eficazes e pense em novas abordagens para melhorar sua autodidática. Com base nisso, elabore um plano de ação detalhado, definindo metas específicas e prazos para implementar suas estratégias de melhoria. Ao longo do processo, acompanhe seu progresso e faça ajustes conforme necessário para garantir um desenvolvimento contínuo e eficaz na aprendizagem autônoma. 2) analise a atividade 3) divida em seus subtópicos 4) com base em meus hábitos de estudo, faça a análise 5) me faça perguntas necessárias para elaboração dessa avaliação.
Ele me retornou uma análise super completa, muito boa e muito reflexiva (dentro da minha realidade, pedir para fazer as perguntas ajudou a personalizar). Daí pedi pra resumir para colocar aqui e criar imagem ilustrativa do plano de melhoria:
Autoavaliação e plano de desenvolvimento da aprendizagem autônoma
- Análise do perfil de aprendizagem
Atualmente, estudo à noite ou nos fins de semana, após as atividades profissionais. Esse horário limita minha energia, mas demonstra disciplina e comprometimento.
As estratégias que mais funcionam para mim envolvem vídeos, aulas presenciais, escrita e discussão — especialmente com o ChatGPT, que tem sido um espaço de reflexão e teste de ideias.
O principal obstáculo é o cansaço, resultado da sobrecarga de trabalho e do envolvimento simultâneo em diversos cursos. Apesar disso, mantenho um hábito constante de revisão e reflexão, o que indica alta metacognição e boa autorregulação.
Uso a IA para brainstorming e aplicação prática, o que amplia minha autonomia e torna o aprendizado mais dinâmico. Meu principal desafio é equilibrar eficiência e bem-estar, evitando que o excesso de atividades reduza o prazer de aprender.
Minha meta para os próximos meses é manter constância no curso de inglês e nas atividades físicas, conciliando com cursos pontuais sem sobrecarregar a rotina.
- Pontos fortes e oportunidades
Pontos fortes:
Curiosidade e interesse multidisciplinar.
Constância e reflexão contínua sobre o próprio aprendizado.
Uso efetivo de IA para estudo e criação.
Comprometimento com o crescimento pessoal e profissional.
Oportunidades de melhoria:
Aprender a selecionar prioridades e evitar novos cursos simultâneos.
Reduzir a sobrecarga cognitiva com pausas reais.
Direcionar a energia para qualidade, não quantidade.