1
resposta

[Projeto] Projeto final do curso

alert('Boas vindas ao jogo do número secreto!');

let numeroMaximo = 7000;
let numeroSecreto = parseInt(Math.random() * numeroMaximo + 1);
console.log('Número Secreto para teste (apenas no console):', numeroSecreto); // Ajuda na depuração!

let chute;
let tentativas = 0; // Inicia com 0, pois a primeira tentativa é a primeira vez que o chute é pedido
let pontuacaoTotal = 0; // Variável para acumular a pontuação

// Loop principal do jogo
while (chute != numeroSecreto) {
    tentativas++; // Incrementa as tentativas a cada rodada do loop
    chute = prompt(`Escolha um número entre 1 e ${numeroMaximo}. Tentativa #${tentativas}:`);

    // Converte o chute para número para garantir a comparação correta
    chute = parseInt(chute);

    // Se o chute for igual ao número secreto
    if (chute == numeroSecreto) {
        break; // Sai do loop
    } else {
        if (chute > numeroSecreto) {
            alert(`O número secreto é MENOR que ${chute}.`);
        } else {
            alert(`O número secreto é MAIOR que ${chute}.`);
        }
    }
}

// Calcula a pontuação
// Menos tentativas = mais pontos. Ex: se acertar na 1a tentativa, ganha 100 pontos.
// A cada tentativa a mais, diminui um pouco a pontuação.
const pontuacaoBase = 1000;
pontuacaoTotal = Math.max(0, pontuacaoBase - (tentativas * 10)); // Garante que a pontuação não seja negativa

let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';

alert(`Parabéns! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} em ${tentativas} ${palavraTentativa}!`);
alert(`Sua pontuação final é: ${pontuacaoTotal} pontos!`);
1 resposta

Oi, Estudante! Como vai?

Seu projeto está bem estruturado e mostra uma boa compreensão do fluxo de um jogo simples em JavaScript, incluindo o uso de while, prompt e controle de tentativas para calcular a pontuação final. O uso do Math.random() para gerar o número secreto também está correto e ajuda a criar o desafio.

Uma dica interessante para o futuro é usar o método toFixed() para formatar números com casas decimais, caso precise trabalhar com valores decimais ou exibir números arredondados. Veja este exemplo:


let numero = 3.14159;
console.log(numero.toFixed(2));

Esse código exibe 3.14, mostrando o número com duas casas decimais.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!