Olá a todos, comecei aprender ontem, fui fazendo e fiquei bem feliz com o resultado e meu progresso.
Segue meu código :)
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let esquerdaBolinha = xBolinha - raio;
let superiorBolinha = yBolinha - raio;
let inferiorBolinha = yBolinha + raio;
let direitaRaquete = xRaquete + raqueteComprimento;
let superiorRaquete = yRaquete;
let inferiorRaquete = yRaquete + raqueteAltura;
let notaLogicaDeProgramacao = 0; // Inicialize notaLogicaDeProgramacao com um valor entre 0 e 10
if (notaLogicaDeProgramacao < 0) {
notaLogicaDeProgramacao = 0;
} else if (notaLogicaDeProgramacao > 10) {
notaLogicaDeProgramacao = 10;
}
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar ();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha
yBolinha += velocidadeYBolinha
}
function verificaColisaoBorda(){
if(xBolinha + raio> width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura)
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
// Vamos limitar a movimentação da raquete para que ela não ultrapasse as bordas:
yRaquete = constrain(yRaquete, 5, 300);
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaqueteOponente(){
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente - raqueteAltura){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 5, 300);
}
function incluiPlacar(){
textSize(16)
textAlign(CENTER)
fill(255)
text(meusPontos, 150,30);
text(pontosDoOponente, 450, 30)
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}