Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Projeto] Primeiro curso javascript completo!

Olá a todos, comecei aprender ontem, fui fazendo e fiquei bem feliz com o resultado e meu progresso.

Segue meu código :)

let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;

let xRaquete =  5;
let yRaquete = 150;

let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

let esquerdaBolinha = xBolinha - raio;
let superiorBolinha = yBolinha - raio;
let inferiorBolinha = yBolinha + raio;

let direitaRaquete = xRaquete + raqueteComprimento;
let superiorRaquete = yRaquete;
let inferiorRaquete = yRaquete + raqueteAltura;

let notaLogicaDeProgramacao = 0; // Inicialize notaLogicaDeProgramacao com um valor entre 0 e 10
if (notaLogicaDeProgramacao < 0) {
  notaLogicaDeProgramacao = 0;
} else if (notaLogicaDeProgramacao > 10) {
  notaLogicaDeProgramacao = 10;
}

let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaqueteOponente();
  incluiPlacar ();
  marcaPonto();

}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha
  yBolinha += velocidadeYBolinha
}

function verificaColisaoBorda(){
  if(xBolinha + raio> width || xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1
  }
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura)
}


function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    }

    // Vamos limitar a movimentação da raquete para que ela não ultrapasse as bordas:
    yRaquete = constrain(yRaquete, 5, 300);
}


function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function verificaColisaoRaqueteOponente(){ 
  if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente - raqueteAltura){ 
    velocidadeXBolinha *= -1; 
    raquetada.play();
  } 
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
  yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 5, 300);
}

function incluiPlacar(){
  textSize(16)
  textAlign(CENTER)
  fill(255)
  text(meusPontos, 150,30);
  text(pontosDoOponente, 450, 30)
  
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}
1 resposta
solução!

Olá, Victor!

Parabéns pelo seu progresso e pela sua iniciativa em aprender JavaScript!

Você criou um jogo de Pong, que é um ótimo projeto para quem está começando a aprender programação. Seu código está muito bem estruturado e organizado.

Continue com o bom trabalho para avançar cada vez mais! Bons estudos!