Template de autofeedback: Contextualização Participei de uma apresentação para um grupo de colegas em um curso de Matemática Aplicada no dia 20 de março de 2025. Meu objetivo era explicar um conceito sobre cálculo de áreas e volumes, e minha responsabilidade era garantir que todos compreendessem bem o tema. A apresentação aconteceu de forma remota, com cerca de 10 pessoas, e eu usei slides para guiar a explicação.
Definição de critérios de avaliação
Clareza na explicação do conteúdo
Uso adequado dos recursos visuais (slides)
Interação com os colegas
Capacidade de responder às dúvidas
Solicitação de feedback externo Após a apresentação, pedi a dois colegas e ao professor feedback sobre minha performance. Eles elogiaram minha didática e organização, mas mencionaram que eu poderia ser mais dinâmico ao interagir com o grupo.
Reflexão e avaliação Analisando minha performance pelos critérios, percebi que fui claro ao explicar o conteúdo e organizei bem os slides. No entanto, reconheço que posso melhorar ao tornar a interação mais ativa, como fazer perguntas ou usar exemplos mais práticos para engajar os colegas.
Identificação de áreas para desenvolvimento
Melhorar minhas habilidades de interação com a audiência
Explorar formas de deixar as apresentações mais dinâmicas e participativas
Plano de ações
Estudar técnicas de engajamento durante apresentações (como storytelling e perguntas interativas)
Praticar apresentações com amigos ou familiares, incentivando a participação deles
Observar modelos de apresentações de sucesso para aprender novas abordagens
Monitoramento e ajustes Vou implementar essas ações em futuras atividades do curso, avaliando o impacto em minha performance com base no feedback recebido e na percepção da audiência.
Celebração e conquistas Fiquei satisfeito com minha organização e clareza durante a apresentação e celebrarei esse progresso enquanto continuo desenvolvendo outras habilidades.