Situação: Um colaborador está chegando atrasado com frequência e isso tem impactado o desempenho da equipe e criado um acumulo de entregas e projetos atrasados.
Onde acontece o feedback: em uma sala isolada do restante da empresa, em uma sexta (da mesma semana dos ocorridos) 1/2 horas depois da chegada do colaborador.
Líder: "Pedro, essa semana tenho notado que você têm chegado depois do horario de entrada e isso acabou provocando um deficit no desempenho da equipe em relação as entregas dentro do prazo. O quê tem acontecido? Podemos melhorar esse problema?"
Pedro: "Meu carro teve um problema e por isso tenho optado por vir de onibus. Em 2 semanas eu terei o carro novamente!"
Líder: "Entendo. Sinto muito pelo ocorrido, espero que não tenha se machucado. Entretanto, seria adequado me avisar em situações assim para um melhor manuseio de tempo e administração da equipe. Além disso, seria ótimo se conseguisse vir um pouco mais cedo nesses proximos dias, talvez pegando o onibus anterior ao de agora. Podemos fazer assim?"
Pedro: "Claro, senhor, desculpe o transtorno."
1. Reflita: o que funcionou?
Acho que consegui passar a mensagem com clareza e de maneira não violenta, oferecendo uma solução para o problema.
2. Onde você sentiu maior dificuldade?
Acho que foi na tentativa de não parecer irritado com a situação.