1
resposta

[Projeto] Mão na massa: dê um feedback!

  • Situação: Um colaborador está chegando atrasado com frequência e isso tem impactado o desempenho da equipe e criado um acumulo de entregas e projetos atrasados.

  • Onde acontece o feedback: em uma sala isolada do restante da empresa, em uma sexta (da mesma semana dos ocorridos) 1/2 horas depois da chegada do colaborador.

Líder: "Pedro, essa semana tenho notado que você têm chegado depois do horario de entrada e isso acabou provocando um deficit no desempenho da equipe em relação as entregas dentro do prazo. O quê tem acontecido? Podemos melhorar esse problema?"

Pedro: "Meu carro teve um problema e por isso tenho optado por vir de onibus. Em 2 semanas eu terei o carro novamente!"

Líder: "Entendo. Sinto muito pelo ocorrido, espero que não tenha se machucado. Entretanto, seria adequado me avisar em situações assim para um melhor manuseio de tempo e administração da equipe. Além disso, seria ótimo se conseguisse vir um pouco mais cedo nesses proximos dias, talvez pegando o onibus anterior ao de agora. Podemos fazer assim?"

Pedro: "Claro, senhor, desculpe o transtorno."

1. Reflita: o que funcionou?
Acho que consegui passar a mensagem com clareza e de maneira não violenta, oferecendo uma solução para o problema.

2. Onde você sentiu maior dificuldade?
Acho que foi na tentativa de não parecer irritado com a situação.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Francis. Tudo bem com você?

Sua reflexão mostra que você conseguiu estruturar bem o feedback, deixando claro o impacto da situação e ao mesmo tempo mantendo uma postura respeitosa. Esse equilíbrio é importante para que a conversa não gere resistência e para que a pessoa se sinta acolhida ao buscar uma solução.

Continue praticando, porque quanto mais você exercitar essa clareza aliada à empatia, mais natural ficará no dia a dia.

Uma forma de evoluir ainda mais é observar como o tom de voz e a linguagem corporal podem influenciar a receptividade da mensagem. Tente treinar frente ao espelho ou gravar sua fala para avaliar se a entonação transmite firmeza e abertura ao mesmo tempo.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!