1- "Durante a reunião de planejamento ontem, quando você apresentou a nova estrutura de dados para o projeto de otimização do banco, observei que sua abordagem detalhada e a profundidade da análise proporcionaram uma clareza incrível. Isso nos ajudou a compreender as possíveis melhorias de desempenho, gerando entusiasmo em toda a equipe para a próxima fase do projeto." 10/10, feedback positivo e claro; fala sobre os pontos importantes e fazem com que a pessoa saiba exatamente qual foram seus acertos.
2- "Eu aprecio realmente a sua dedicação ao desenvolver novos algoritmos de segurança, você tem uma habilidade técnica notável. No entanto, percebi que a documentação associada não está tão detalhada, o que pode dificultar a manutenção futura. Eu sei que com a sua capacidade, melhorar a documentação será fácil, e isso tornará seu trabalho ainda mais valioso para a equipe." 7.5/10, feedback sanduiche; tenta disfarçar o feedback negativo com dois feedbacks positivos. É uma linguagem não violenta e pode funcionar em alguns casos, mas a maioria das pessoas tendem a focar apenas no elogio.
MINHA VERSÃO: Focaria apenas no feedback negativo, deixando claro o quê deve ser melhorado. Ou seja: "Percebi que a documentação associada não está tão detalhada, o que pode dificultar a manutenção futura. Você tem alguma duvida em relação a esse processo?"
3- "Acho que seria benéfico parar de adiar a revisão do código até o último momento, continuar com suas sessões de brainstorming que têm gerado ideias inovadoras e começar a documentar essas ideias imediatamente após as reuniões." 10/10, feedback negativo e objetivo; entrega o problema e uma maneira de solucionar ele diretamente.
4- "Você está fazendo um bom trabalho." 2/10, feedback raso; embora seja positivo e provavelmente vá causar uma boa sensação para o colaborador, ele não ajuda a longo prazo. Não diz o quê a pessoa deve continuar fazendo nem onde exatamente ela está acertando, pode até causar uma impressão de quê não é verdadeiro.
5- "No sprint da última semana, notei que as tarefas designadas para você foram concluídas além do prazo. Isso causou um atraso no início do nosso processo de QA (Quality Assurance - Garantia de Qualidade), impactando a programação do projeto. Discutir maneiras de melhorar a gestão do tempo pode ajudar a evitar esses atrasos no futuro." 10/10, feedback direto e esclarecedor; deixa claro o erro, onde ele foi notado e uma forma de melhoraro.
6- "Quando você assumiu a liderança na resolução do incidente de segurança do banco de dados, sua capacidade de agir rapidamente e comunicar eficazmente com a equipe evitou uma potencial perda de dados significativa. Isso reforçou a confiança dos nossos clientes na segurança do nosso banco." 9/10, feedback positivo e claro; um feedback bem explicado, mas poderia acrescentar uma palavra positiva a mais para não parecer tanto apenas um comentario.
MINHA VERSÃO: "Quando você assumiu a liderança na resolução do incidente de segurança do banco de dados, sua capacidade de agir rapidamente e comunicar eficazmente com a equipe evitou uma potencial perda de dados significativa. Isso reforçou a confiança dos nossos clientes na segurança do nosso banco. Parabéns, continue com essa eficacia e bom trabalho!"
7- "Na revisão do código de ontem, percebi que você rejeitou várias sugestões dos colegas sem considerar suas ideias. Isso pareceu desencorajar a participação da equipe e pode afetar negativamente a colaboração no futuro. Seria importante refletir sobre como podemos abordar as sugestões de forma construtiva." 8/10 feedback bom, mas pode ser melhor; embora ele seja claro e até mesmo indique em que momento o erro aconteceu, talvez fosse bom deixar mais claro o problema com esse tipo de erro.
MINHA VERSÃO: "Na revisão do código de ontem, percebi que você rejeitou várias sugestões dos colegas sem considerar suas ideias. Isso pareceu desencorajar a participação da equipe e pode afetar negativamente a colaboração no futuro. Seria importante refletir sobre como podemos abordar as sugestões de forma construtiva para que a equipe saiba que o nosso ambiente de trabalho é um local seguro para dar ideias sem sofrer retalições."
8- (ultimo pelo limite de caracteres) "Seu entusiasmo e inovação no desenvolvimento de novas funcionalidades são impressionantes. No entanto, notei que a comunicação com o cliente tem sido um pouco negligenciada, o que pode levar a mal-entendidos. Acredito que dedicar um tempo para melhorar essa comunicação trará ainda mais sucesso aos seus projetos." 9,5/10 feedback não violento; deixa claro o erro e como melhora-lo e ainda passa uma imagem de que o colaborador não errou em tudo. No entanto, em alguns casos pode parecer suavizar o erro e fazer com que o tal colaborador ache que está tudo bem ter errado.