Cronograma Semanal de Estudos na Alura
Prompt personalizado:
*"Quero que você me ajude a organizar minha rotina de estudos na Alura, considerando que meus interesses são Front-end (React, JavaScript, HTML/CSS) e UX/UI. Tenho outras atividades diárias como:
Trabalho remoto (8h/dia, das 9h às 18h, com 1h de almoço);
Academia (3x/semana, 1h por dia);
Cursos de inglês (2x/semana, 1h30 cada).
Prefiro combinar diferentes estilos de estudo: assistir aulas, fazer exercícios na plataforma, desenvolver projetos práticos (ex: clonar interfaces ou criar um portfólio) e participar de fóruns da comunidade. Crie um cronograma semanal detalhado com:
Horários sugeridos para cada atividade (incluindo pausas);
Prioridades (ex: priorizar projetos práticos aos finais de semana);
Estratégias para revisar conteúdos difíceis (ex: mapas mentais ou ensino para outra pessoa);
Tempo para descansos e lazer (ex: 30 min de caminhada após o trabalho).
Seja específico e realista: quero manter consistência sem sobrecarga, estudando cerca de 15h/semana. Inclua sugestões de cursos da Alura que se encaixem nos meus objetivos e dicas para evitar procrastinação."*
Exemplo de saída esperada:
Cronograma SemanalDiaHorárioAtividadeDuraçãoPrioridadeSegunda18h30 - 19h30Aula: "React: desenvolvendo com JavaScript" (Alura)1hAltaSegunda19h30 - 20hExercícios práticos (implementar componente aprendido na aula)30 minMédiaTerça18h30 - 19hRevisão: criar mapa mental sobre Hooks do React30 minBaixaQuarta19h - 20h30Projeto prático: clonar interface do Spotify (HTML/CSS)1h30AltaQuinta18h30 - 19hFórum Alura: responder dúvidas da comunidade sobre JavaScript30 minMédiaSábado10h - 12hProjeto: integrar API ao portfólio (React + JavaScript)2hAltaDomingo16h - 17hRevisão: gravar vídeo explicando um conceito difícil para fixação1hBaixa
Dicas extras:
Use o método Pomodoro (25 min estudo + 5 min descanso) para aulas teóricas.
Bloqueie horários no Google Calendar para estudar como se fossem compromissos.
Deixe domingos livres para revisões leves ou descanso total.
2️⃣ Simulação de Entrevista Técnica
Prompt personalizado:
*"Vamos simular uma entrevista técnica para Desenvolvedor Front-end Pleno. Você será o entrevistador e fará perguntas desafiadoras sobre:
React (Hooks, contexto, performance);
JavaScript avançado (closures, promessas, event loop);
CSS moderno (Grid, Flexbox, animações);
Experiência com testes (Jest, Testing Library).
Avalie minhas respostas como um recrutador sênior: faça perguntas de raciocínio crítico (ex: 'Como você otimizaria uma aplicação React lenta?') e experiência prática (ex: 'Conte um bug complexo que resolveu'). Forneça feedback construtivo, apontando:
O que faltou na resposta;
Melhores práticas do mercado;
Como estruturar a resposta para impressionar.
Inclua uma pergunta sobre soft skills (ex: 'Como lida com feedbacks técnicos?'). Dê notas de 1 a 5 e sugestões de melhoria."*
Exemplo de pergunta desafiadora:
*"Você está desenvolvendo um dashboard com React e percebe que o componente List está renderizando lentamente com 10.000 itens. Como diagnosticaria e resolveria esse problema? Espero que você explique:
Ferramentas para identificar o gargalo (ex: React DevTools);
Soluções técnicas (ex: virtualização com react-window);
Trade-offs das suas escolhas."*
Feedback modelo:
"Sua resposta sobre virtualização foi boa (nota 4/5), mas faltou mencionar o memo ou useMemo para evitar recálculos desnecessários. Em projetos reais, combinamos essas técnicas. Pratique explicando com exemplos de código no próximo treino!"
3️⃣ Quiz Interativo de Revisão
Prompt personalizado:
*"Quero revisar o curso 'JavaScript: manipulando o DOM' da Alura. Gere um quiz interativo com:
5 perguntas de múltipla escolha (ex: 'Qual método remove um elemento do DOM?');
3 perguntas verdadeiro/falso (ex: 'querySelectorAll retorna uma NodeList estática');
2 perguntas abertas (ex: 'Como você implementaria um modal acessível?');
Dê 30 segundos para cada pergunta e, após minha resposta, mostre:
Gabarito com explicação detalhada;
Exemplo de código funcional;
Links para documentação oficial (MDN).
Alterne níveis: 2 perguntas fáceis, 3 médias e 2 difíceis. Inclua uma pergunta bônus sobre boas práticas de acessibilidade."*