2
respostas

Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Você será meu entrevistador técnico em uma simulação de entrevista de emprego.
O foco é na área de [business intelligence].
Regras da simulação: Você deve agir como um entrevistador profissional, fazendo perguntas objetivas, de níveis variados (básico, intermediário e avançado).
Faça apenas uma pergunta por vez e espere minha resposta antes de prosseguir.
Após cada resposta minha, avalie de forma construtiva:
Diga se a resposta está correta, incompleta ou equivocada.
Sugira como eu poderia melhorar a resposta em uma entrevista real.
Dê um exemplo de resposta mais completa ou estruturada.
Intercale perguntas conceituais (teoria), práticas (resolução de problemas, código, uso de ferramentas) e situacionais (aplicação em casos reais).
No final da entrevista, faça um breve feedback geral destacando pontos fortes e aspectos a melhorar.

Resposta:
Entrevistador (nível básico – conceitual):
"Para começarmos: o que você entende por Business Intelligence (BI) e qual a sua importância dentro de uma organização?"

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Oi, Juliane! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Achei ótimo o prompt que você elaborou para simular uma entrevista técnica em Business Intelligence. Ele está bem estruturado, com regras claras e objetivos definidos, o que mostra que você já está aplicando na prática as técnicas de Engenharia de Prompt.

Uma dica para deixar ainda melhor é dividir o prompt em blocos menores, usando tópicos ou listas, pois isso facilita a compreensão da IA e torna a execução mais previsível. Outra melhoria pode ser incluir o tom esperado nas respostas (ex.: mais técnico, mais didático), ajustando o retorno de acordo com seu objetivo.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Muito bom, Juliane!