1
resposta

[Projeto] Meu Processo de Construção da Rotina de Estudos

1. Análise do Estilo de Aprendizagem:
Primeiro, usei o ChatGPT com um prompt como: "Analise meu estilo de aprendizado. Gosto de ouvir podcasts e videoaulas. Prefiro discutir conceitos em grupo e aprender 'fazendo' coisas práticas, mas tenho dificuldade em ler textos longos. Qual é o meu provável estilo de aprendizagem?". A análise indicou que eu sou uma pessoa com estilo de aprendizado predominantemente Auditivo e Cinestésico (Prático).

2. Análise das Estratégias Atuais:
Eu já costumava assistir a videoaulas e ouvia podcasts sobre os temas do meu interesse, mas percebi que meu aprendizado era passivo. Minhas anotações eram desorganizadas, e eu sentia falta de uma maneira de realmente fixar o conteúdo.

3. Orientação do ChatGPT para a Rotina:
Com base nessa análise, pedi ao ChatGPT sugestões de rotina com o seguinte prompt: "Meu estilo de aprendizado é auditivo e prático. Minhas dificuldades atuais são a passividade e a falta de aplicação do conhecimento. Crie uma rotina de estudos diária de 2 horas que me ajude a ser mais ativo e que combine essas duas técnicas. Inclua a técnica Pomodoro e sugestões de ferramentas."

4. Plano de Estudos Detalhado:
Com as orientações do GPT, montei o seguinte plano de estudos para as próximas semanas, focado no aprendizado sobre Python para análise de dados:

Manhãs (9h às 11h) - 4 vezes por semana:

Início (25 min): Consumo de conteúdo auditivo. Assisto a uma videoaula ou ouço um podcast sobre o tema do dia (por exemplo, manipulação de dados com Pandas).

Revisão Ativa (5 min): Pausa para revisar minhas anotações e criar um resumo em áudio no celular, explicando o conceito com minhas próprias palavras.

Prática (25 min): Aplico o conceito em um mini-projeto ou exercício prático, codificando e testando.

Discussão (5 min): Pausa para refletir e, se possível, discutir a minha solução com um colega em um grupo de estudo no Discord.

Repetição: Repito o ciclo uma segunda vez.

Tarde (15h às 15h30) - 2 vezes por semana:

Autoexplicação (30 min): Ensino o que aprendi em voz alta para mim mesmo, como se estivesse dando uma aula. Essa é uma técnica poderosa para solidificar o conhecimento auditivo e prático.

5. Reflexão e Ajuste:
Ao longo das semanas, percebi que a técnica de autoexplicação na parte da tarde se tornou a minha favorita para fixar o conteúdo. Comecei a usar o ChatGPT para me ajudar a estruturar o roteiro dessa "aula" que eu me dava. A combinação da teoria com a prática imediata e a discussão em grupo (mesmo que assíncrona) me fez sentir muito mais engajado. Pretendo ajustar a rotina, adicionando mais tempo para a prática colaborativa com colegas, pois percebi que essa é uma das formas mais eficazes para mim.

1 resposta

Oi Guilherme, tudo bem?

É isso aí! Você fez um ótimo trabalho ao identificar seu estilo de aprendizado e ao integrar diferentes técnicas para tornar seu estudo mais ativo e eficaz.

Seu plano de estudos é bem detalhado e parece muito bem adaptado ao seu estilo auditivo e prático. A técnica Pomodoro que você incorporou é muito boa para manter o foco e evitar a sobrecarga mental. Além disso, a prática de autoexplicação é muito interessante para consolidar o conhecimento.

Uma sugestão que talvez possa enriquecer ainda mais sua rotina é a utilização de ferramentas como o Anki para criar flashcards, principalmente para conceitos que você deseja memorizar a longo prazo. Isso pode complementar suas revisões ativas e ajudar na retenção de informações.

Outra ideia é experimentar sessões de estudo colaborativo mais frequentes, como você mencionou, já que percebeu que a prática colaborativa é eficaz para você. Talvez agendar sessões regulares com colegas possa trazer ainda mais benefícios.

Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!