1
resposta

Minha Rotina de Estudos Otimizada: Combinando Visão, Lógica e Ação

Olá a todos!

Concluí a atividade 06 e utilizei o GPT para analisar meu estilo de aprendizado, resultando em uma rotina focada em minhas forças.

1. Diagnóstico do Meu Estilo de Aprendizagem
    Meu perfil de aprendizado é:

VARK (Absorção): Altamente Visual e Cinestésico.

Kolb (Processamento): Convergente (Lógico e Aplicado).

Inteligências Múltiplas: Lógico-Matemática e Espacial.

Resumindo: preciso ver a informação, estruturar a lógica e fazer a aplicação prática.

1. A Solução: O Diagrama de Fluxo de Ação
    Adotei o Diagrama de Fluxo de Ação como principal ferramenta. Ele transforma qualquer conceito teórico em um fluxograma usando caixas (Ação) e losangos (Decisão Lógica). Isso me permite "ver" o caminho do conhecimento antes de codificar.

2. Minha Rotina Otimizada (Ciclo de 60 Minutos)
    Minha rotina intercala teoria visual com prática imediata e estruturada:

Teoria Visual (15 min): Assisto à aula e crio o Mini-Fluxograma do conceito. (Ativa Visual e Lógica)

Prática Estruturada (30 min): Codifico ou executo o exercício, seguindo o passo a passo do diagrama. (Ativa Cinestésico e Convergente)

Revisão Ativa (10 min): Caminho pelo ambiente enquanto repito o fluxo de ação em voz baixa para consolidar a memória. (Ativa Cinestésico)

Pausa (5 min): Descanso.

1. Plano de Estudos para a Trilha de Dados
    O plano é focado em interligar a lógica e a ação:

Segunda-feira: Foco na criação de Fluxogramas de Decisão para novos conceitos teóricos.

Quarta-feira: Aplico os fluxogramas em exercícios de codificação e depuração.

Sexta-feira: Revisão ativa e simulação do processo (caminhando e verbalizando).

Essa rotina, que prioriza Ver, Estruturar e Fazer, será a chave para otimizar meu aprendizado em dados.

Qual o seu estilo de aprendizado e qual ferramenta você escolheu? Compartilhe!

1 resposta

Olá, Manuelly! Tudo bem?

Que trabalho espetacular! Sua análise do seu estilo de aprendizado foi super aprofundada, e a forma como você usou esse diagnóstico para construir uma rotina totalmente personalizada é inspiradora.

Parabéns pela clareza, dedicação e pela ótima estratégia. Com certeza, esse método vai otimizar muito seu aprendizado!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade