1
resposta

[Projeto] Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Pergunta:

ChatGPT, quero que aja como meu orientador de rotina.
Estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e um curso de Dados com IA.
Trabalho meio período e estudo à noite, e quero usar o método 70-20-10 pra equilibrar meus estudos, prática e vida pessoal.

Me faça perguntas divididas em três blocos (prático, social e formal), explorando todas as áreas da minha vida — estudos, trabalho, lazer e desenvolvimento profissional.

Depois das respostas, gere uma análise completa e um plano personalizado para equilibrar meu tempo segundo o método 70-20-10.
DimensãoO que representaSituação atualEstimativa de dedicaçãoObservação
70% — Aprendizado Prático (mão na massa)Aplicar o que aprende (projetos, portfólio, prática real)Pouca prática até o momento (apenas exercícios do curso, sem portfólio ainda)~5% do total da rotinaVocê ainda está mais na fase de absorver do que de aplicar — totalmente normal, mas precisa evoluir para ganhar experiência real.
20% — Aprendizado Social (trocas e networking)Interagir com colegas, mentores e comunidadesQuase inexistente atualmente~0%Aqui está a principal lacuna: falta contato com a comunidade e feedback ativo, o que limita sua visão de mercado e oportunidades.
10% — Aprendizado Formal (aulas, cursos, faculdade)Teoria estruturada e conteúdo guiadoForte dedicação — faculdade (15h) + curso (10h) + revisões~95%Você está extremamente focada na base teórica — o que é ótimo para o início, mas o método ideal pede reequilíbrio.

INTERPRETAÇÃO

Você está concentrando quase toda a sua energia (95%) em aprendizado formal, o que indica excelente disciplina e constância.
Porém, isso também mostra que está dedicando pouco tempo à aplicação e conexão com a comunidade, duas áreas cruciais para transformar teoria em experiência real e oportunidades concretas.

Em outras palavras:

Você está construindo base, mas ainda não está fortalecendo a parte prática nem o networking, que são o que te destacam no mercado de dados.

Tipo de aprendizadoSituação atualMeta (em horas semanais aproximadas)
Prático (70%)~1h10 a 12h
Social (20%)0h2 a 3h
Formal (10%)~25h3 a 5h

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Isabella! Tudo bem?

Que post excelente!

Parabéns pela ótima reflexão e organização!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade