Pergunta:
ChatGPT, quero que aja como meu orientador de rotina.
Estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e um curso de Dados com IA.
Trabalho meio período e estudo à noite, e quero usar o método 70-20-10 pra equilibrar meus estudos, prática e vida pessoal.
Me faça perguntas divididas em três blocos (prático, social e formal), explorando todas as áreas da minha vida — estudos, trabalho, lazer e desenvolvimento profissional.
Depois das respostas, gere uma análise completa e um plano personalizado para equilibrar meu tempo segundo o método 70-20-10.
| Dimensão | O que representa | Situação atual | Estimativa de dedicação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 70% — Aprendizado Prático (mão na massa) | Aplicar o que aprende (projetos, portfólio, prática real) | Pouca prática até o momento (apenas exercícios do curso, sem portfólio ainda) | ~5% do total da rotina | Você ainda está mais na fase de absorver do que de aplicar — totalmente normal, mas precisa evoluir para ganhar experiência real. |
| 20% — Aprendizado Social (trocas e networking) | Interagir com colegas, mentores e comunidades | Quase inexistente atualmente | ~0% | Aqui está a principal lacuna: falta contato com a comunidade e feedback ativo, o que limita sua visão de mercado e oportunidades. |
| 10% — Aprendizado Formal (aulas, cursos, faculdade) | Teoria estruturada e conteúdo guiado | Forte dedicação — faculdade (15h) + curso (10h) + revisões | ~95% | Você está extremamente focada na base teórica — o que é ótimo para o início, mas o método ideal pede reequilíbrio. |
INTERPRETAÇÃO
Você está concentrando quase toda a sua energia (95%) em aprendizado formal, o que indica excelente disciplina e constância.
Porém, isso também mostra que está dedicando pouco tempo à aplicação e conexão com a comunidade, duas áreas cruciais para transformar teoria em experiência real e oportunidades concretas.
Em outras palavras:
Você está construindo base, mas ainda não está fortalecendo a parte prática nem o networking, que são o que te destacam no mercado de dados.
| Tipo de aprendizado | Situação atual | Meta (em horas semanais aproximadas) |
|---|---|---|
| Prático (70%) | ~1h | 10 a 12h |
| Social (20%) | 0h | 2 a 3h |
| Formal (10%) | ~25h | 3 a 5h |