Boa noite Galera, usando os conhecimentos desse curso e do curso Javascript e HTML: desenvolva um jogo e pratique lógica de programação com o professor Flávio Henrique de Souza Almeida,(e também alguma pesquisa na internet :D) eu inseri alguns níveis de dificuldade no jogo.
Obs: Créditos da função bolinhaNãoFicaPresa são da aluna Laís Gomes Reis da Silva, porém modifiquei pra bolinha aparecer no centro Segue o codigo feedbacks são bem vindos
let dificuldade = [parseInt(prompt("selecione o nivel de dificuldade \n 1: Fácil \n 2: normal \n 3: Dificil \n 4: Muito Dificil"))];
while(dificuldade != 1 && dificuldade !=2 && dificuldade !=3 && dificuldade !=4){
dificuldade = [parseInt(prompt("selecione o nivel de dificuldade \n 1: Fácil \n 2: normal \n 3: Dificil \n 4: Muito Dificil"))];
}
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha;
let velocidadeYBolinha;
if(dificuldade == 1){
velocidadeXBolinha = 5;
velocidadeYBolinha = 5;
}
if(dificuldade == 2){
velocidadeXBolinha = 6;
velocidadeYBolinha = 6;
}
if(dificuldade == 3){
velocidadeXBolinha = 7;
velocidadeYBolinha = 7;
}
if(dificuldade == 4){
velocidadeXBolinha = 9;
velocidadeYBolinha = 9;
}
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let colidiu = false;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
// variáveis de pontuação
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
// sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
// variaveis pra chance de errar
let numeroMinimo;
let numeroMaximo;
let chanceDeErrar;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
calculaChanceDeErrar();
movimentaRaqueteOponente();
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
bolinhaNaoFicaPresa();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio< 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento,
raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function colisaoRaqueteBiblioteca(x,y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1
raquetada.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar(){
if(dificuldade == 1){
numeroMinimo = 35;
numeroMaximo = 50;
chanceDeErrar = Math.floor(Math.random() * (numeroMaximo - numeroMinimo + 1) + numeroMinimo);
}
if(dificuldade == 2){
numeroMinimo = 32;
numeroMaximo = 47;
chanceDeErrar = Math.floor(Math.random() * (numeroMaximo - numeroMinimo + 1) + numeroMinimo);
}
if(dificuldade == 3){
numeroMinimo = 30;
numeroMaximo = 45;
chanceDeErrar = Math.floor(Math.random() * (numeroMaximo - numeroMinimo + 1) + numeroMinimo);
}
if(dificuldade == 4){
numeroMinimo = 15;
numeroMaximo = 40;
chanceDeErrar = Math.floor(Math.random() * (numeroMaximo - numeroMinimo + 1) + numeroMinimo);
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento /2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0));
rect(130, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 150,26);
fill(color(255,140,0));
rect(430, 10, 40, 20)
fill(255);
text(pontosDoOponente, 450, 26);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha + raio > 600){
meusPontos += 1;
ponto.play()
}
if (xBolinha - raio < 0){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (xBolinha - raio < 0){
xBolinha = 300
}
if (xBolinha + raio > 600){
xBolinha = 300
}
}