2
respostas

[Projeto] Faça como eu fiz: imagine que...

Comando: Faça-me dez perguntas-chave para identificar meu estilo de aprendizado. Eu quero entender como identificar meu estilo e preferência de aprendizado. Esta identificação é para melhorar meu processo de aprendizado e escolher as melhores formas de aprender.

Claro. Aqui estão 10 perguntas-chave para identificar seu estilo e preferências de aprendizado de forma prática e objetiva.
Depois de respondê-las, eu consigo te dar um diagnóstico personalizado.

Perguntas para identificar seu estilo de aprendizado

1. B
  2. A
  3. D
  4. B
  5. C
  6. A
  7. B
  8. C
  9. C
  10. B

Perfeito, já consigo ver um padrão claro no seu perfil.
Vamos analisar por blocos antes do diagnóstico:

LetraQuantidadeIndica
A2Visual
B4Leitura/Escrita
C3Cinestésico/prático
D1Auditivo

Diagnóstico do seu estilo de aprendizado

1) Estilo predominante: Leitura/Escrita (B)

Você retém mais conhecimento quando lê, estrutura, e registra as informações. Textos, resumos escritos, fichamentos, anotações detalhadas e organização lógica do conteúdo são seus melhores aliados.

Características típicas que você demonstrou:

• gosta de explicações detalhadas
  • confia mais na clareza do texto do que no discurso oral
  • memoriza “a frase” ou “a definição”, não a imagem
  • sente progresso quando coloca em palavras

2) Estilo secundário: Cinestésico / Prático (C)

Você também aprende muito quando faz, aplica, testa ou simula.
Ou seja: não basta só ler, você precisa ver o conteúdo ganhar forma na prática para consolidar.

Este é um ótimo sinal de aprendizado ativo.

3) Terceiro traço: Visual (A)

Ele aparece mais no apoio do que como foco. Você não depende do visual, mas quando usa esquemas ou mapas mentais, a compreensão acelera.

4) Auditivo (D)

Quase não aparece — você não aprende bem apenas ouvindo. Explicações faladas sem apoio visual ou textual provavelmente não fixam.

Resumo do seu perfil

OrdemEstiloPapel no seu aprendizado
Leitura/EscritaBase – onde você absorve conteúdo
CinestésicoConsolidação – onde você fixa
VisualAcelera entendimento
AuditivoPouca utilidade isolado

Como usar isso para melhorar seus estudos

Se você quiser aprender mais rápidoFaça:
Leitura detalhadaresumos estruturados, bullet points, reescrita do conteúdo
Fixaçãoexercícios práticos, simulações, aplicar no mundo real
Apoio visualfluxos, esquemas, tabelas
Evitaraulas longas só falando, sem material escrito

Se você quiser, no próximo passo eu posso te montar:

1. Um modelo de rotina de estudos otimizada para seu perfil,
  2. Como aplicar esse estilo para aprender inglês (ou qualquer outra área),
  3. Sugestões de técnicas específicas (Cornell, Feynman, PQ4R, etc).

Quer que eu já construa isso agora baseado no seu estilo? (Sim/Não)

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Continuação:
Comando: Imagine que você é formado em ciências contábeis. Eu descobri que meu estilo de aprendizado é leitura/escrita e cinestésico/prático. Forneça duas estratégias de aprendizado para estes estilos, passo a passo. Preciso otimizar meu processo de aprendizado para estar preparada para oportunidades onde o inglês seja obrigatório em ambiente profissional ou acadêmico.

Perfeito, aqui estão duas estratégias práticas, passo a passo, que combinam seu estilo leitura/escrita com o cinestésico/prático, voltadas para preparar você para ambientes profissionais e acadêmicos em que inglês seja obrigatório.

Estratégia 1 — Dossier profissional: leitura-escrita + prática aplicada em relatórios e comunicações

Objetivo: construir habilidade para ler relatórios financeiros em inglês e produzir documentos profissionais (e-mails, memos, análises, notas de auditoria) com precisão.
Passos (executáveis em sessão de 60–90 min):

1. Escolha o documento real (10 min)
    Baixe/pegue um financial statement excerpt (ex.: trecho do relatório anual, nota contábil) ou um case curto em inglês sobre contabilidade/finanças.
  2. Leitura ativa com Cornell Notes (20–25 min)
    Use Cornell: coluna da esquerda = perguntas/termos; coluna da direita = resumo/palavras-chave; rodapé = resumo de 2–3 frases em inglês.
    Substitua termos técnicos por sinônimos em inglês e escreva uma definição curta (em inglês) para cada termo novo.
  3. Tradução seletiva + reescrita técnica (15–20 min)
    Reescreva um parágrafo do documento em inglês mais claro e conciso (voz passiva → ativa quando possível), como se fosse um resumo executivo para um gerente.
    Ou escreva um e-mail curto (3–5 linhas) em inglês explicando a implicação do trecho para o cliente/gestor.
  4. Aplicação prática — checklist / ajuste (10–15 min)
    Simule que você precisa enviar o documento: verifique tom, vocabulário técnico (IFRS/US GAAP terms) e inclua 1–2 frases de ação (e.g., “Please review X by [date]”).
    Salve versões: original + sua versão (para revisar depois).
  5. Feedback e revisão (se possível) (10 min)
    Compare com um modelo (ex.: exemplo de e-mail profissional) ou peça revisão de um colega/partner (se disponível). Se estiver sozinho, leia em voz alta e corrija erros óbvios.

Frequência sugerida:
3× por semana, 60–90 min.
A cada 2 semanas, compile os documentos produzidos em um portfolio (e.g., 6 itens) para revisar progresso.

Métricas de progresso:
Redução de tempo para reescrever um parágrafo claro (meta: de 25 min → 10–12 min).
Número de termos técnicos dominados por semana (meta: +10 termos/semana).
Clareza do e-mail/memo avaliada em uma checklist (objetiva: tom, ação, concisão).

Templates úteis (rápido):

Cornell: Perguntas | Notas → Resumo 2–3 frases.
E-mail profissional: Saudação + 1 linha objetivo + 1 linha evidência + 1 linha ação + encerramento.

Estratégia 2 — Simulações e projetos

Objetivo: desenvolver fluência operacional(calls, reuniões, reconciliações, apresentações) usando inglês prático em tarefas contábeis reais.
Passos (sessões de 45–75 min):

1. Defina o cenário profissional (5 min)
    Ex.: reunião de fechamento mensal, call com auditor, apresentação de variação orçamentária, negociação de prazo com fornecedor.
  2. Preparação escrita (script & checklist) (15–20 min)
    Escreva um roteiro curto em inglês: tópicos da reunião, perguntas que fará, dados que apresentará.
    Crie uma lista de frases úteis (e.g., “Could you clarify the variance on…?”, “According to the trial balance…”, “We recommend adjusting…”).
  3. Execução prática (roleplay) (15–25 min)
    Faça o roleplay: você fala e executa. Se possível, grave áudio/vídeo ou grave a si mesmo com o celular. Se tiver parceria, peça para a outra pessoa interpretar o cliente/auditor.
    Alternativa solo: leia o roteiro em voz alta e responda a perguntas improvisadas (faça perguntas a si mesmo e responda).
  4. Produção tangível (10–15 min)
    Prepare um slide único (ou um one-page memo) em inglês com: objetivo, descobertas, recomendação. Use dados reais ou fictícios.
    Export: salve PDF/print para portfolio.
  5. Revisão prática (10 min)
    Ouça/assista a gravação e anote 3 pontos a melhorar (pronúncia de termos técnicos, clareza, fluidez). Refaça a simulação focando nesses pontos.

Frequência sugerida:
2–3× por semana (sessões curtas) + 1 simulação longa por semana (45–75 min).

Métricas de progresso:
Duração até montar o roteiro (meta: 15 → 7 min).
Número de hesitações por minuto em apresentações gravadas (meta: reduzir 30% em 6 semanas).
Confiança subjetiva (nota 1–10) após cada roleplay.

Modelos de cenários contábeis para praticar:
Anunciar variações entre budget vs actual.
Explicar reconciliação bancária com discrepância.
Preparar resposta a uma pergunta de auditor sobre classificação de receita.
E-mail pedindo documentação faltante com tom profissional.

Olá, Risielly! Como vai?

Gostei demais da forma como você combinou estilos de aprendizagem com objetivos profissionais!

Sua solução mostra sensibilidade ao adaptar estratégias ao perfil pessoal, clareza ao estruturar os passos de forma prática e foco direto na aplicação do inglês em contextos contábeis. Essa abordagem revela inteligência didática e alinhamento com metas reais de desenvolvimento.

Uma sugestão para o futuro seria incluir formas de mensurar o progresso, como autoavaliações semanais ou pequenos desafios práticos em inglês voltados para a área contábil.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!