LLM USADO CHAT GPT 5
PERGUNTA :
imagine que você é um recrutador(R)
, eu descobri que meu estilo de aprendizado é autodidata (I) , o que você observaria mais meu jeito comunicativo ou os projetos que eu desenvolvi pra você (S)
, preciso otimizar meu processo de estudos e aplicar para entrevistas de emprego (E)
RESPOSTA :
- O que um recrutador observaria em um perfil autodidata:
a) Projetos práticos
Peso alto (70%) em áreas técnicas como TI, dados ou programação.
Veria o que você construiu, como pensou o problema e aplicou lógica ou criatividade.
Procuraria repositórios (GitHub, portfólio, Power BI, etc.) para ver evolução e clareza do seu código ou análise.
Ficaria atento se você documenta bem o que faz — explicando o raciocínio por trás do projeto.
Dica: escreva breves resumos nos projetos explicando o “porquê” e “como” — isso mostra maturidade e pensamento crítico.
b) Comunicação e raciocínio
Peso médio (30%), mas decisivo na entrevista.
Um bom autodidata que sabe se comunicar mostra que aprendeu “pensando alto”.
Eu testaria se você consegue explicar seus projetos com clareza para alguém leigo.
Também observaria como você reage a perguntas desafiadoras — se tenta entender o problema antes de responder.
Dica: treine explicar seus projetos como se estivesse apresentando para um gestor que não é técnico. Isso vale ouro na hora da entrevista.
- Como otimizar seu processo de estudos
Como autodidata, seu maior poder é aprender rápido e sozinho. Então o ideal é estudar com foco em projetos que resolvem problemas reais.
Aqui vai um modelo que funciona muito bem:
Etapa Ação Exemplo
- Escolha um problema real Algo que você ou outra pessoa precise resolver “Controlar meus gastos mensais”
- Aprenda só o necessário para resolver Busque conceitos de Python, Excel, Power BI conforme a necessidade Curso rápido + documentação
- Construa o projeto Coloque em prática o que aprendeu imediatamente Dashboard de finanças pessoais
- Reflita e melhore O que deu certo? O que posso automatizar? Adicionar gráficos interativos
- Compartilhe Publique no GitHub, LinkedIn ou PDF Mostre o aprendizado e processo
- Estratégia para entrevistas
Mostre 2–3 projetos curtos e bem explicados.
→ Diga o problema real, ferramenta usada e resultado alcançado.
Conecte aprendizado e resultado.
→ “Aprendi X para resolver Y, e consegui Z resultado.”
Demonstre que sabe aprender.
→ Recrutadores adoram quem evolui sozinho. Mostre que você sabe buscar soluções e aplicar rápido.
Use uma comunicação natural e curiosa.
→ Faça perguntas inteligentes sobre a empresa e mostre interesse genuíno