Cyber Monday

ATÉ 40% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

2
respostas

[Projeto] [Projeto] Faça como eu fiz: imagine que...

PROMPT

Tarefa: Faça-me dez perguntas-chave para identificar meu estilo de aprendizado.

Ação: Eu quero entender como identificar meu estilo e preferência de aprendizado.

Objetivo: Esta identificação é para melhorar meu processo de aprendizado e escolher as melhores formas de aprender.

RESPOSTA

Perfil de estilo de aprendizagem (análise imediata)

Pelas suas respostas, seu estilo predominante é leitura/escrita (read/write) — você prefere aprender lendo, anotando e escrevendo resumos. Há também forte apoio auditivo (você lembra de palavras ditas, gosta de ouvir) e alguma preferência por conteúdos visuais (assiste tutoriais). A componente cinestésica (aprender só “fazendo”) parece ser a mais fraca, mas você usa um pouco de tudo quando necessário.

Resumo simples:

Primário: Leitura / Escrita

Secundário: Auditivo + Visual

Menos preferido: Cinestésico

PROMPT RISE

Papel (R ): Imagine que você é um pesquisador acadêmico e quer aprimorar a sua busca por referências bibliográficas.
Entrada (I): Eu descobri que meu estilo de aprendizado é leitura/escrita
Passo a passo (S):
Forneça duas estratégias de aprendizado para estes estilos, passo a passo.
Expectativa: Preciso encontrar de maneira mais ágil materiais e estudos que serão relevantes para a minha tese.

RESPOSTA:

1. Estratégia A — Busca eficiente + triagem rápida (pipeline de descoberta)

Objetivo: encontrar mais rápido artigos relevantes e reduzir “ruído” nas buscas.

Passos:

Defina 3–5 termos-chave primários da sua tese (ex.: autoestima intelectual, inteligência artificial, pesquisadores). Anote-os em um documento de trabalho.

Crie combinações booleanas a partir desses termos (use nas bases: Google Scholar, Scopus, Web of Science, Semantic Scholar, Portal CAPES, SciELO). Exemplos:

Inglês: "intellectual self-esteem" AND ("artificial intelligence" OR AI) AND researcher*

Português: "autoestima intelectual" AND "inteligência artificial" AND pesquisador*

General: (“intellectual self-esteem” OR “intellectual self confidence”) AND (AI OR “artificial intelligence”)

Use aspas para frase exata, * para truncamento (researcher* → researcher, researchers).

Rode a busca em 3 fontes prioritárias (escolha por acesso/instituição): Google Scholar, Semantic Scholar, Portal CAPES / Scielo. Cole os 20 primeiros resultados (títulos + autores + ano) em uma planilha rápida (coluna: título, autor, ano, fonte, URL, por quê relevante - 1 linha).

Aplique triagem em 2 estágios:

Estágio 1 (30s por artigo): leia título + resumo/abstract — marque como relevante / possivelmente / irrelevante. Registre a razão (1 frase) na planilha.

Estágio 2 (5–10 min por artigo marcado “possivelmente”): leia introdução e conclusão; atualize a planilha com nota curta (útil para citar? sim/não).

Use citation chaining:

Backward: abrir referências dos artigos centrais e copiar 3–5 referências que parecem promissoras para a planilha.

Forward: no Google Scholar clique em “Cited by” para ver quem citou aquele artigo — isso encontra trabalhos mais recentes que o conectam.

Configure 2–3 alertas (Google Scholar alertas + RSS ou alertas da base da sua universidade) com as booleanas mais produtivas. Nomeie-os claramente no seu email/gestor de alertas.

Filtre duplicatas e mova PDFs relevantes para uma pasta estruturada (veja convenção no final). Atualize a planilha com o caminho do arquivo.

Dicas práticas de escrita (para seu estilo):

Sempre escreva um parágrafo-resumo (3–4 linhas) para cada artigo que salvar — isso vira seu “resumo de leitura” e facilita uso futuro.

Use termos de indexação (palavras-chave) que você mesmo definirá — registre 4–6 tags por artigo na planilha (ex.: metodologia, amostra, instrumento, conceito-chave).

1. Estratégia B — Leitura profunda + síntese escrita (rede de notas e matriz de literatura)

Objetivo: transformar leitura em evidência utilizável na tese rapidamente.

Passos:

Crie um documento mestre (Google Docs / Markdown) com cabeçalho da sua tese (tema, perguntas, termos). Esse será seu “mapa de leitura”.

Para cada artigo selecionado (da Estratégia A), faça leitura estruturada em 3 etapas:

Skim (2–3 min): título, abstract, primeira figura/tabela, conclusão. Escreva uma linha com a pergunta: “Por que isso importa para minha tese?”

Focus read (15–25 min): leitura da introdução, métodos principais e resultados. Escreva notas em tópicos: problema, hipótese, método, resultados-chave, contribuição.

Reflect & Write (5–10 min): escreva 3–4 frases (sua voz) conectando o artigo ao seu trabalho (onde pode citar/usar).

Mantendo o estilo leitura/escrita: crie uma Matriz de Literatura (planilha) com colunas essenciais:

Autor (Ano) | Pergunta/Propósito | Teoria/Conceito | Método | Amostra | Principais Resultados | Como se relaciona com minha tese | Citação pronta (formato APA)

2 respostas

CONTINUAÇÃO

Como se relaciona com minha tese | Citação pronta (formato APA)

Preencha essa matriz por artigo — ela será sua fonte direta para compor revisão de literatura.

Faça resumos sucintos (max 150–200 palavras) para os 10–15 artigos centrais — salve esses resumos num único documento organizado por tema/subtema.

Escreva mini-parágrafos temáticos (1 por tema) sempre que agregar 3–4 artigos que tratam do mesmo ponto. Isso transforma notas dispersas em blocos reutilizáveis para a tese.

Mantenha um arquivo chamado “quotes_and_paraphrases.md” com frases curtas que você pretende parafrasear ou citar literalmente (com referência completa).

Atualize a matriz semanalmente: cada vez que descobrir um artigo novo, passe por Skim → Focus → Reflect, e adicione à matriz. Em 4–6 semanas você terá uma base sólida com material pronto para redigir seções.

Dicas de produtividade textual:

Ao terminar a leitura de um artigo, escreva a citação em formato pronto para inserir no texto (ex.: Brandão, 2023) — isso reduz fricção ao escrever.

Use templates de parágrafo (ex.: “Estudos X mostram…; contudo, Y revela…; portanto, para esta pesquisa…”) — preencha com suas notas.

Ferramentas & Convenções (rápido — para seu workflow leitura/escrita)

Gerenciador de referências: Zotero (ou Mendeley). Salve PDFs, adicione notas e tags.

Planilha-matriz: Google Sheets — colunas como sugerido acima.

Arquivo de notas longitudinais: Google Docs / Obsidian / Markdown.

Nome de arquivo PDF: YYYY_Autor_Ano_Topic.pdf → ex.: 2024_Brandao_ArtInt_AutoestimaInt.pdf

Tags sugeridas: teoria, metodologia, amostra, AI, autoestima, revisão, 2020s.

Buscas booleanas: sempre documente as strings que funcionaram (salve na planilha).

Exemplos de strings (copiar/colar)

Google Scholar (inglês): "intellectual self-esteem" AND ("artificial intelligence" OR AI) AND (researcher OR "early-career researcher")

Portal CAPES / SciELO (português): "autoestima intelectual" AND ("inteligência artificial" OR IA)

Para metodologia específica: "intellectual self-esteem" AND (qualitative OR "mixed methods" OR survey)

Oi, Bruna! Como vai?

Agradeço por compartilhar seus aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei bastante da forma como você estruturou suas estratégias de aprendizado com base no seu estilo leitura/escrita. As etapas que você descreveu mostram organização e um ótimo domínio das ferramentas que potencializam esse perfil.

Continue explorando o uso de planilhas e resumos escritos, pois isso reforça seu aprendizado ativo.
Uma dica simples é testar o uso do Notion ou Obsidian para centralizar suas anotações — essas ferramentas ajudam a manter conexões entre ideias e facilitar revisões futuras.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!