PROMPT
Tarefa: Faça-me dez perguntas-chave para identificar meu estilo de aprendizado.
Ação: Eu quero entender como identificar meu estilo e preferência de aprendizado.
Objetivo: Esta identificação é para melhorar meu processo de aprendizado e escolher as melhores formas de aprender.
RESPOSTA
Perfil de estilo de aprendizagem (análise imediata)
Pelas suas respostas, seu estilo predominante é leitura/escrita (read/write) — você prefere aprender lendo, anotando e escrevendo resumos. Há também forte apoio auditivo (você lembra de palavras ditas, gosta de ouvir) e alguma preferência por conteúdos visuais (assiste tutoriais). A componente cinestésica (aprender só “fazendo”) parece ser a mais fraca, mas você usa um pouco de tudo quando necessário.
Resumo simples:
Primário: Leitura / Escrita
Secundário: Auditivo + Visual
Menos preferido: Cinestésico
PROMPT RISE
Papel (R ): Imagine que você é um pesquisador acadêmico e quer aprimorar a sua busca por referências bibliográficas.
Entrada (I): Eu descobri que meu estilo de aprendizado é leitura/escrita
Passo a passo (S):
Forneça duas estratégias de aprendizado para estes estilos, passo a passo.
Expectativa: Preciso encontrar de maneira mais ágil materiais e estudos que serão relevantes para a minha tese.
RESPOSTA:
- Estratégia A — Busca eficiente + triagem rápida (pipeline de descoberta)
Objetivo: encontrar mais rápido artigos relevantes e reduzir “ruído” nas buscas.
Passos:
Defina 3–5 termos-chave primários da sua tese (ex.: autoestima intelectual, inteligência artificial, pesquisadores). Anote-os em um documento de trabalho.
Crie combinações booleanas a partir desses termos (use nas bases: Google Scholar, Scopus, Web of Science, Semantic Scholar, Portal CAPES, SciELO). Exemplos:
Inglês: "intellectual self-esteem" AND ("artificial intelligence" OR AI) AND researcher*
Português: "autoestima intelectual" AND "inteligência artificial" AND pesquisador*
General: (“intellectual self-esteem” OR “intellectual self confidence”) AND (AI OR “artificial intelligence”)
Use aspas para frase exata, * para truncamento (researcher* → researcher, researchers).
Rode a busca em 3 fontes prioritárias (escolha por acesso/instituição): Google Scholar, Semantic Scholar, Portal CAPES / Scielo. Cole os 20 primeiros resultados (títulos + autores + ano) em uma planilha rápida (coluna: título, autor, ano, fonte, URL, por quê relevante - 1 linha).
Aplique triagem em 2 estágios:
Estágio 1 (30s por artigo): leia título + resumo/abstract — marque como relevante / possivelmente / irrelevante. Registre a razão (1 frase) na planilha.
Estágio 2 (5–10 min por artigo marcado “possivelmente”): leia introdução e conclusão; atualize a planilha com nota curta (útil para citar? sim/não).
Use citation chaining:
Backward: abrir referências dos artigos centrais e copiar 3–5 referências que parecem promissoras para a planilha.
Forward: no Google Scholar clique em “Cited by” para ver quem citou aquele artigo — isso encontra trabalhos mais recentes que o conectam.
Configure 2–3 alertas (Google Scholar alertas + RSS ou alertas da base da sua universidade) com as booleanas mais produtivas. Nomeie-os claramente no seu email/gestor de alertas.
Filtre duplicatas e mova PDFs relevantes para uma pasta estruturada (veja convenção no final). Atualize a planilha com o caminho do arquivo.
Dicas práticas de escrita (para seu estilo):
Sempre escreva um parágrafo-resumo (3–4 linhas) para cada artigo que salvar — isso vira seu “resumo de leitura” e facilita uso futuro.
Use termos de indexação (palavras-chave) que você mesmo definirá — registre 4–6 tags por artigo na planilha (ex.: metodologia, amostra, instrumento, conceito-chave).
- Estratégia B — Leitura profunda + síntese escrita (rede de notas e matriz de literatura)
Objetivo: transformar leitura em evidência utilizável na tese rapidamente.
Passos:
Crie um documento mestre (Google Docs / Markdown) com cabeçalho da sua tese (tema, perguntas, termos). Esse será seu “mapa de leitura”.
Para cada artigo selecionado (da Estratégia A), faça leitura estruturada em 3 etapas:
Skim (2–3 min): título, abstract, primeira figura/tabela, conclusão. Escreva uma linha com a pergunta: “Por que isso importa para minha tese?”
Focus read (15–25 min): leitura da introdução, métodos principais e resultados. Escreva notas em tópicos: problema, hipótese, método, resultados-chave, contribuição.
Reflect & Write (5–10 min): escreva 3–4 frases (sua voz) conectando o artigo ao seu trabalho (onde pode citar/usar).
Mantendo o estilo leitura/escrita: crie uma Matriz de Literatura (planilha) com colunas essenciais:
Autor (Ano) | Pergunta/Propósito | Teoria/Conceito | Método | Amostra | Principais Resultados | Como se relaciona com minha tese | Citação pronta (formato APA)