2
respostas

Faça como eu fiz: imagine que...

Meu Prompt TAG e RISE – Desenvolvimento como Analista de Criptomoedas
Prompt TAG

Tarefa:
Faça-me dez perguntas-chave para identificar meu estilo de aprendizado.

Ação:
Eu quero entender como identificar meu estilo e preferência de aprendizado para melhorar minha formação como analista de criptomoedas.

Objetivo:
Identificar meu estilo de aprendizado para desenvolver habilidades técnicas e analíticas voltadas ao mercado cripto, otimizando minha forma de estudar indicadores, gráficos e estratégias de investimento.

Perguntas

Quando aprendo algo novo sobre criptomoedas, gosto de visualizar gráficos, fluxos e esquemas para entender o conceito.

Prefiro assistir a vídeos e tutoriais de análise de mercado em vez de ler textos longos.

Gosto de ouvir podcasts ou discussões entre analistas sobre o comportamento do Bitcoin e outras moedas.

Tenho facilidade em aprender lendo relatórios técnicos e whitepapers de projetos cripto.

Aprendo mais quando coloco a mão na massa, testando estratégias em simuladores ou planilhas.

Gosto de participar de comunidades e grupos de estudo para trocar ideias sobre o mercado.

Prefiro estudar sozinho e fazer anotações pessoais sobre meus aprendizados.

Sinto mais facilidade quando sigo um passo a passo lógico, como uma estratégia de trade bem estruturada.

Preciso experimentar na prática para realmente entender como uma blockchain ou protocolo funciona.

Costumo revisar o que aprendo criando meus próprios resumos ou planilhas de acompanhamento.

Prompt RISE

Papel (R):
Imagine que você é um analista de criptomoedas em formação, focado em entender o mercado, interpretar gráficos e tomar decisões com base em dados.

Entrada (I):
Eu descobri que meu estilo de aprendizado é visual e cinestésico.

Passo a passo (S):

Estratégia 1 - Painel visual de aprendizado (Visual)

Crie um mural digital (como Notion, Miro ou Trello) para organizar todos os conceitos principais: análise técnica, fundamentos e tendências.

Use cores, setas e ícones para relacionar temas, como por exemplo a relação entre o Bitcoin e os indicadores de volume.

Atualize o painel semanalmente com prints de gráficos e anotações visuais sobre o que mudou no mercado.

Faça uma revisão mensal para identificar padrões e pontos de melhoria no seu raciocínio visual.

Estratégia 2 - Prática guiada com simulação (Cinestésico)

Escolha uma corretora com conta demo ou planilha simulada.

Teste estratégias de entrada e saída com base em indicadores reais.

Registre cada operação em uma planilha de controle contendo data, motivo da entrada, resultado e aprendizado.

Analise os resultados semanalmente e ajuste suas ações conforme o desempenho.

Expectativa:
Quero otimizar meu processo de aprendizado para evoluir rapidamente como analista de criptomoedas, aplicando estratégias visuais e práticas que me ajudem a interpretar dados e tomar decisões mais seguras.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Oi, Afonso! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua proposta TAG e RISE. Importante quando você conectou seu estilo visual e cinestésico a um painel no Notion/Miro/Trello e à prática guiada com conta demo; isso transforma objetivos em rotina observável. Siga registrando operações e revisões periódicas para consolidar leitura de gráficos e decisões baseadas em dados.

Dica: continue pedindo à IA para analisar padrões nos seus registros — por exemplo, peça: “resuma meus principais aprendizados das últimas simulações” — e compare com sua autoavaliação. Assim, você transforma cada interação em uma oportunidade de evolução.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

muito obrigado