2
respostas

[Projeto] Diálogo Reescrito

Pedro: "Tiago, eu fico preocupado quando vejo que as tarefas estão sendo deixadas para a última hora. Isso me gera um sentimento de ansiedade, porque tenho receio de que o prazo não seja cumprido e que a qualidade do trabalho seja comprometida. Para mim, seria muito importante que conseguíssemos planejar melhor o nosso tempo para garantir que todos tenhamos tempo suficiente para realizar um bom trabalho. O que você pensa sobre isso?"

Tiago: "Eu entendo sua preocupação, Pedro. Quando você menciona isso, eu sinto uma pressão, e percebo que acabo me sentindo criticado, o que me dificulta trabalhar de forma tranquila. Eu gosto de ter mais flexibilidade e, muitas vezes, consigo ser mais produtivo quando tenho espaço para organizar meu trabalho do meu jeito. Talvez, se conseguirmos dividir as tarefas de forma mais equilibrada, com prazos mais flexíveis, eu poderia me organizar melhor. O que acha?"

Pedro: "Eu entendo como você se sente, Tiago, e agradeço por compartilhar isso comigo. Acredito que a flexibilidade é importante, e talvez possamos encontrar um meio-termo. Que tal criarmos um cronograma mais ajustado, onde todos possamos ver claramente as etapas do projeto, mas com um pouco de flexibilidade para acomodar o jeito de cada um trabalhar? Assim, podemos garantir que as tarefas sejam feitas com mais antecedência, mas de uma forma que se adapte ao ritmo de todos."

Tiago: "Eu gosto dessa ideia, Pedro. Acho que, se conseguirmos um planejamento mais claro, mas com espaço para ajustes, vai ser mais fácil para todos nós. Eu me sentiria mais à vontade e acredito que podemos evitar o estresse de última hora. Vamos tentar dessa forma?"

Pedro: "Perfeito, Tiago! Acredito que isso vai ajudar bastante. Vamos criar esse cronograma juntos e garantir que cada um tenha a flexibilidade que precisa, mas também que o projeto tenha o tempo adequado para ser feito com qualidade."

2 respostas

Oi, Felipe! Tudo bem?

Que legal que você está se aprofundando na Comunicação Não Violenta! Você já fez um excelente trabalho ao reescrever o diálogo de forma construtiva e não violenta. Vamos analisar como isso se alinha com os princípios do curso:

1. Expressar sentimentos e necessidades: No diálogo reescrito, Pedro expressa seus sentimentos de preocupação e ansiedade de maneira clara e sem acusações, o que é um ótimo exemplo de comunicação não violenta. Ele também compartilha sua necessidade de planejamento e qualidade no trabalho.

2. Escuta ativa e empatia: Tiago, por sua vez, compartilha como ele se sente pressionado e criticado, o que é importante para que Pedro entenda sua perspectiva. Ele também expressa sua necessidade de flexibilidade, mostrando que está aberto a encontrar uma solução que funcione para ambos.

3. Busca por soluções colaborativas: Ambos os personagens demonstram disposição para encontrar um meio-termo. Pedro sugere um cronograma ajustado que acomode diferentes estilos de trabalho, enquanto Tiago se mostra receptivo à ideia, destacando a importância de um planejamento claro com espaço para ajustes.

Seu diálogo reescrito reflete bem a essência de um diálogo não violento, focando em sentimentos, necessidades e soluções colaborativas.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Gostei do método! Ao reescrever, ajuda não só a notar a diferença de perspectivas, mas também a fixar os princípios.