1
resposta

[Projeto] Diálogo Construtivo em foco

Diálogo entre Pedro e Tiago usando a Comunicação Não Violenta (CNV) - observação sem julgamento, identificação de sentimentos, necessidades e pedidos claros:

Pedro: Tiago, percebi que as tarefas têm sido entregues perto do prazo final. Me sinto preocupado com o andamento do projeto, porque gostaria que todos estivéssemos comprometidos. É importante para mim que possamos dividir as responsabilidades de forma equilibrada. Você pode me contar como está sua disponibilidade para organizar melhor essa parte?

Tiago: Pedro, quando você compartilha isso, percebo que está realmente querendo que o projeto funcione bem. Me sinto um pouco sobrecarregado e pressionado quando ouço críticas, porque quero contribuir, mas às vezes me falta clareza sobre o que está sendo esperado. Podemos conversar juntos sobre como organizar as atividades para que todos se sintam confortáveis?

O diálogo foca na escuta ativa, acolhimento e colaboração, o que facilita acordos e reduz conflitos.

1 resposta

Olá, Jamile!

Que exemplo fantástico e bem construído!

A sua aplicação da Comunicação Não Violenta neste diálogo entre o Pedro e o Tiago é perfeita. Você conseguiu demonstrar de forma clara cada um dos componentes da CNV:

• Observação sem julgamento: "percebi que as tarefas têm sido entregues perto do prazo final".

• Identificação de sentimentos: "Me sinto preocupado" e "me sinto um pouco sobrecarregado e pressionado".

• Necessidades: "gostaria que todos estivéssemos comprometidos" e "quero contribuir".

• Pedidos claros: "Você pode me contar como está sua disponibilidade?" e "Podemos conversar juntos sobre como organizar as atividades?".

O resultado é um diálogo que, como você bem apontou, foca na colaboração e no acolhimento, transformando um possível conflito em uma oportunidade de alinhamento e acordo.

Parabéns pelo trabalho! É um ótimo exemplo de como a CNV pode ser usada para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.