1
resposta

[Projeto] Desafio: organizando o suporte ao cliente

Como decompor o problema
Eu começaria analisando os problemas ou questionamentos dos usuários por categorias, depois de organizar, eu e minha equipe trabalharia nas respostas.

É possível reconhecer padrões nos pedidos?
Depois identificaria os questionamentos e problemas mais simples para criar um FAQ, onde o usuário podera tirar suas dúvidas ou resolver o problema caso possível, reduzindo o número de solicitações.

Que tipo de abstrações pode ser criadas para simplificação do fluxo?
Assim eu criaria um chatbot ou um software de chamados, onde o usuário ao fazer a solicitação, só poderá selecionar uma opção por vez, para em uma solicitação não ter vários problemas diferentes, e sim criar solicitações separas com cada problema especifico, onde seria filtrado os problemas para cada equipe ou pessoa responsável pela a área do problema.

É viável criar um algoritmo para lidar com cada tipo de solicitação?
Somente para problemas básicos, o chatbot podera responder algumas solicitações básicas utilizando o nosso FAQ, caso a solicitação seja mais complexa, a solicitação sera encaminhada para a equipe ou pessoa responsável

1 resposta

Oi, Igor! Como vai?

Gostei muito da sua análise sobre a organização do suporte ao cliente por categorias. Você demonstrou uma compreensão sólida de como decompor problemas complexos em partes menores e mais gerenciáveis, o que é exatamente o coração do pensamento computacional aplicado a projetos reais.

Sua proposta de criar um FAQ para reduzir o volume de solicitações simples é uma estratégia muito inteligente. Reconhecer padrões nos questionamentos dos usuários permite que a equipe foque sua energia nas solicitações mais complexas, tornando o atendimento muito mais eficiente. Isso é decomposição de problemas na prática.

A ideia do chatbot também é excelente. Ao permitir que o usuário selecione uma opção por vez, você garante que cada solicitação contenha apenas um problema específico, facilitando o filtro e o encaminhamento para a pessoa responsável pela área correspondente. Isso simplifica o fluxo e reduz ruídos na comunicação entre a equipe.

Uma dica complementar: considere criar pequenos fluxogramas para visualizar cada etapa do atendimento. Esse recurso ajuda a identificar gargalos no processo e torna possível comunicar a lógica do sistema para toda a equipe de forma clara e objetiva, inclusive para pessoas que ainda não conhecem o projeto.

Você já pensou em como medir se o FAQ e o chatbot estão realmente reduzindo o número de solicitações repetidas ao longo do tempo?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!