- Como decompor o problema?
Resposta:
Primeiro devemos analisar o problema grande e dividi-lo em pequenos problemas, que nesse caso seriam:
-> "Dificuldade para acessar o sistema"
-> "Dúvidas sobre o pagamento"
-> "Erros no uso de funcionalidade"- É possível reconhecer padrões nos pedidos?
Resposta:
- Sim, todos possuem um problema em comum, que seria uma falta de orientação referente ao sistema.
- Isso pode acontecer por: Falta de organização nas categorias de pedidos de suporte; e
- Um problema genérico de um sistema mal instruído previamente.
- Que tipo de abstrações pode ser criadas para simplificar o fluxo?
Resposta:
- Focar apenas no essencial, o cerne do problema. Que no caso seria o sistema, ao invés de se preocupar em como resolver de forma unitária cada problema, como existem padrões entre todos, o foco deve ser um para resolver os três problemas
O que pode ser feito é abstrair em "facilitadores", como categorizar os problemas em: "problemas financeiros", "Problemas de Login" e "Problemas durante o uso da plataforma".
Com isso é separado no Front-end os problemas, ou seja, na etapa de Login é segmentado o "Problemas de Login", indo para uma coluna no banco de dados referente aos acessos como "ID e Senha de usuário" para facilitar no suporte para esse problema. Assim como uma parte somente na página de financeiro e um genérico para problemas durante o uso da plataforma
- É viável criar um algoritmo para lidar com cada tipo de solicitação?
Resposta:
Sim, é a opção mais correta. Criando, por exemplo, um chatbot com uma quantidade finita de conhecimento que possa responder o padrão de problemas para instruir e sanar as dúvidas dos clientes, reduzirá muito o processo de trabalho e retrabalho, além de otimizar o tempo do time de CS. Podendo atuar de forma consultiva e evitando perda de tempo sendo um "Suporte ao cliente".
Outra forma intuitiva poderia ser a realização de um onboarding sequencial de vídeos para desde o início instruir os clientes.
Ambos exemplos devem ser medidos por feeedbacks para melhorar o algoritmo, refinando o: começo, meio e fim do processo de instrução.