1
resposta

[Projeto] Aplicando Prompting na Rotina de Estudos

Atividade:

Para esta atividade, escolhi a sugestão de criar um prompt para organizar uma rotina de estudos na Alura, pois é uma tarefa complexa que se beneficia muito das técnicas de engenharia de prompt. O objetivo é usar a IA como um mentor de estudos, que me ajude a estruturar meu aprendizado de forma eficaz.

O Prompt Elaborado:

Aqui está o prompt completo, que utiliza a técnica Chain-of-Thought para garantir uma resposta detalhada e bem estruturada.

"Eu gostaria que você atuasse como um mentor de estudos e me ajudasse a criar uma rotina semanal para meus estudos na Alura.

Para fazer isso, siga o seguinte passo a passo:

1.  Primeiro, analise minhas informações e objetivos:
    * **Minhas áreas de interesse:** [Insira aqui, por exemplo: "Data Science, Machine Learning e Engenharia de Software"].
    * **Meu tempo disponível:** [Insira aqui, por exemplo: "2 horas por dia, de segunda a sexta"].
    * **Meu objetivo:** [Insira aqui, por exemplo: "Completar a Formação Data Science em 3 meses"].
    * **Meus estilos de estudo preferidos:** [Insira aqui, por exemplo: "Gosto de assistir aulas, fazer exercícios práticos e ler artigos, mas tenho dificuldade em me manter focado em longas sessões de vídeo"].

2.  Em seguida, crie um plano de estudos semanal detalhado. Para cada dia da semana, sugira uma combinação de atividades que incluam:
    * Tempo para assistir aulas.
    * Tempo para praticar (projetos, exercícios, desafios).
    * Tempo para revisar o conteúdo (lendo, fazendo anotações ou revisando artigos).

3.  No final, inclua uma breve justificativa para as sugestões, explicando por que essa combinação de atividades e essa divisão de tempo são eficazes para atingir meu objetivo e se encaixam no meu estilo de estudo.

Lembre-se de organizar a resposta de forma clara e legível, com títulos e subtítulos para cada dia da semana."

Reflexão sobre as Técnicas Usadas:

Este prompt é eficaz porque utiliza a Cadeia de Pensamentos (Chain-of-Thought) ao pedir para a IA "seguir o seguinte passo a passo". Isso força o modelo a não dar uma resposta genérica, mas a raciocinar de forma sequencial, analisando primeiro meus dados, depois elaborando o plano e, por fim, justificando a sua escolha.

Além disso, ao pedir que a IA atue como um mentor de estudos, dou a ela um papel específico, o que direciona a linguagem e o tom da resposta para algo mais útil e profissional. A inclusão de dados pessoais (meus interesses, tempo, etc.) serve como uma forma de Few-Shot Prompting, pois são "exemplos" que dão ao modelo o contexto necessário para gerar um resultado personalizado e de alta qualidade.

1 resposta

Olá, Guilherme!

Seu projeto está excelente, tanto na criação do prompt quanto na reflexão sobre ele.

O prompt que você elaborou é um modelo de clareza. A definição da persona ("mentor de estudos") e a instrução para seguir um passo a passo (técnica Chain-of-Thought) são aplicações perfeitas dos conceitos

Sua reflexão também foi muito precisa. Você não apenas aplicou as técnicas, mas demonstrou que entendeu o "porquê" elas funcionam, o que é o passo mais importante para dominar o assunto.

Parabéns pela ótima demonstração de como a engenharia de prompt é uma ferramenta poderosa para a organização pessoal!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade