Atividade:
Para esta atividade, escolhi a sugestão de criar um prompt para organizar uma rotina de estudos na Alura, pois é uma tarefa complexa que se beneficia muito das técnicas de engenharia de prompt. O objetivo é usar a IA como um mentor de estudos, que me ajude a estruturar meu aprendizado de forma eficaz.
O Prompt Elaborado:
Aqui está o prompt completo, que utiliza a técnica Chain-of-Thought para garantir uma resposta detalhada e bem estruturada.
"Eu gostaria que você atuasse como um mentor de estudos e me ajudasse a criar uma rotina semanal para meus estudos na Alura.
Para fazer isso, siga o seguinte passo a passo:
1. Primeiro, analise minhas informações e objetivos:
* **Minhas áreas de interesse:** [Insira aqui, por exemplo: "Data Science, Machine Learning e Engenharia de Software"].
* **Meu tempo disponível:** [Insira aqui, por exemplo: "2 horas por dia, de segunda a sexta"].
* **Meu objetivo:** [Insira aqui, por exemplo: "Completar a Formação Data Science em 3 meses"].
* **Meus estilos de estudo preferidos:** [Insira aqui, por exemplo: "Gosto de assistir aulas, fazer exercícios práticos e ler artigos, mas tenho dificuldade em me manter focado em longas sessões de vídeo"].
2. Em seguida, crie um plano de estudos semanal detalhado. Para cada dia da semana, sugira uma combinação de atividades que incluam:
* Tempo para assistir aulas.
* Tempo para praticar (projetos, exercícios, desafios).
* Tempo para revisar o conteúdo (lendo, fazendo anotações ou revisando artigos).
3. No final, inclua uma breve justificativa para as sugestões, explicando por que essa combinação de atividades e essa divisão de tempo são eficazes para atingir meu objetivo e se encaixam no meu estilo de estudo.
Lembre-se de organizar a resposta de forma clara e legível, com títulos e subtítulos para cada dia da semana."
Reflexão sobre as Técnicas Usadas:
Este prompt é eficaz porque utiliza a Cadeia de Pensamentos (Chain-of-Thought) ao pedir para a IA "seguir o seguinte passo a passo". Isso força o modelo a não dar uma resposta genérica, mas a raciocinar de forma sequencial, analisando primeiro meus dados, depois elaborando o plano e, por fim, justificando a sua escolha.
Além disso, ao pedir que a IA atue como um mentor de estudos, dou a ela um papel específico, o que direciona a linguagem e o tom da resposta para algo mais útil e profissional. A inclusão de dados pessoais (meus interesses, tempo, etc.) serve como uma forma de Few-Shot Prompting, pois são "exemplos" que dão ao modelo o contexto necessário para gerar um resultado personalizado e de alta qualidade.