Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Projeto] 5 anos atrás e hoje já não é mais?

Cinco anos atrás, dominar técnicas básicas de persuasão e scripts prontos era suficiente para fechar vendas. Hoje, percebo que isso perdeu força. Os clientes estão mais informados e exigem personalização. Agora, o essencial é escutar ativamente, entender a real dor do cliente e adaptar a solução com empatia e inteligência emocional. Eu preciso estudar mais sobre vendas consultivas baseadas em dados

2 respostas
solução!

Oi, Meilyn! Como vai?

Obrigado por compartilhar sua reflexão.

Você trouxe uma percepção muito atual sobre o mercado de vendas. Do jeito que você explicou, vemos claramente a mudança de foco: de um modelo mais engessado para uma abordagem mais humana e personalizada. A escuta ativa e a empatia realmente se tornaram diferenciais.

Continue nesse caminho. Identificar essa evolução já é um passo importante para desenvolver habilidades mais alinhadas com o presente.

Dica: comece explorando conteúdos sobre vendas consultivas e análise de dados de clientes. Isso ajuda a entender melhor o comportamento do público e a oferecer soluções mais assertivas.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Cinco anos atrás estava vendendo no modelo B2C, focado em fazer primeiro um relacionamento com o cliente e aos poucos ir aumentando meus resultados, mas vi que preciso ter mais técnicas de vendas, ter um poder mais persuasão. Hoje estou em uma empresa que domina o mercado e estou correndo atras do aprendizado para agarrar a primeira oportunidade na área comercial.