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Produto x Projeto

Minhas escolhas de produto e projetos são baseadas no meu trabalho real :
Fazendo uma citação sobre produto eu crio uma versão menor de um capacete aonde ele pode ser utilizado em eventos para customização, seja para uma criança se divertir imaginando pintura do seu capacete e tendo ideias para o futuro ou até mesmo para o adulto que ja tem um capacete com suas cores, fazer uma versão mini dele para deixar em seu escritorio ou em sua sala de casa como um item de decoração. De um modo geral a proposta de um mini capacete é criar um item de decoração aonde a pessoa se identifique.
Fazendo uma citação sobre projeto trabalho agregando valor para marcas de medio e grande porte aonde dou a possibilidade da marca ter seu produto pintado com cores que se destacam em seu mercado. Um bom exemplo são maquinas de café de luxo que as vezes clientes querem maquinas de café com a cor de seus super carros de luxo como Ferrari Porsche e etc... as vezes o carro tem uma cor super exclusiva e o cliente por ter também uma maquina de café muito exclusiva em casa ou em seu escritório gosta de ver sua maquina de café da mesma cor de seu carro.

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Oi, Willian! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da forma como você diferenciou produto e projeto, trazendo exemplos criativos como o mini capacete decorativo e a customização de máquinas de café. Ficou claro como você relacionou a teoria com experiências do seu trabalho.

Continue explorando essas conexões, isso fortalece ainda mais sua visão prática.

Uma dica: quando for pensar em novos produtos, experimente mapear a jornada do usuário em pequenos passos, para identificar onde pode gerar mais valor.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

oi Rafaela, fiquei curioso de como poderia usar jornada do usuário a produto e projeto, poderia me dar algum exemplo.

Oi, Willian!

Sobre sua última dúvida, a jornada do usuário pode ser aplicada tanto ao produto (mini capacete) quanto ao projeto (customização de máquinas de café) para entender melhor os pontos de contato e necessidades do cliente em cada situação.

No caso do produto (mini capacete), você pode mapear a jornada assim:

  1. Descoberta: o usuário conhece o mini capacete em um evento ou loja.
  2. Interesse: ele entende que pode personalizar ou colecionar.
  3. Compra: adquire o item para si ou como presente.
  4. Uso: utiliza como decoração ou objeto de identidade pessoal.
  5. Fidelização: compartilha nas redes ou indica para amigos.

Já no projeto (máquina de café exclusiva):

  1. Contato inicial: o cliente manifesta interesse em algo diferenciado.
  2. Alinhamento: você coleta informações sobre a cor e expectativa.
  3. Execução: realiza a pintura com o padrão de exclusividade.
  4. Entrega: cliente recebe o produto final.
  5. Encantamento: cliente vê valor agregado e reforça a imagem da marca.

Isso ajuda a visualizar os passos de cada experiência e identificar oportunidades de melhoria ou pontos onde pode agregar mais valor.

Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

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