Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Problema ao rodar o comando: php bin/console doctrine:database:create

Estou com problema ao rodar o comando acima no fedora. O curso só mostrou como fazer no windows.

De qualquer forma, tentei duas soluções, ambas sem sucesso:

1 - baixei o mysql e tentei algumas configurações, todas deram erros de driver.

2- criei um arquivo docker-compose e levantei ele. Acessei o container e tentei rodar o comando. Também não deu certo.

13 respostas

Olá, Matheus.

Qual seu sistema operacional? Você precisa habilitar a extensão pdo_mysql no seu sistema.

Se estiver no Linux, como você instalou o PHP?

Se instalou através do sudo apt install php, basta rodar sudo apt install php-pdo-mysql

Se tiver usado sudo apt install php7.3 (ou qualquer outra versão, vindo de outro repo), roda sudo apt install php7.3-pdo-mysql.

Estou usando o fedora, esqueci de mencionar.

Tenho o php 7.2.17 instalado. Tentei os comandos que você falou e os dois apareceram a mensagem de correspondência não encontrada.

Como você instalou o PHP? Compilou na mão? Baixou do repositório oficial?

Me manda o exato comando que vc rodou?

Ba cara, faz tanto tempo que já fiz isso que não vou lembrar. Acredito que tenha sido algo como:

sudo dnf install php

Mas se você acha que é isso e quiser que eu desinstale e instale novamente, pode me passar os comandos.

Tenta rodar sudo dnf install php-mysql, então.

Nenhuma correspondência encontrada

Huumm

Tenta sudo pecl install pdo_mysql.

Depois, funcionando, descomenta essa extensão no seu php.ini (pra encontrar ele, roda um php -i | grep php.ini).

Parece que o pacote no dnf é php-mysqlnd.

sudo dnf install php-mysqlnd

solução!

Cara, consegui fazer funcionar as migrations mas só com o docker.

Agora estou tendo problema com as rotas. Ele só funciona a index. Mas vou descobrir o que é kkkk.

O que você precisou fazer de diferente no Docker?

Eu uso Mint e nunca tive problema com as extensões do PHP.

Me diz o que vc fez pra eu já ficar ciente do problema. rsrsrs

Quanto às rotas, se precisar, abre uma nova dúvida aqui pra gente acompanhar junto.

:-D

Então. Vamos começar pelo problema: por algum motivo não consegui rodar as migrations conforme o tutorial do curso. Enquanto estávamos trabalhando com sqlite deu tudo certo, porem na hora de migrar para o mysql começou a dar problema. Tenho o sistema fedora.

Solução: criei um arquivo docker-composer com uma imagem do mysql, uma do php e uma do proxy. Após isso, subi os containers e fiz a execução das migrations dentro do container do php. Isso deu certo.

O novo problema agora é as rotas. Ele acessa a index.html, porem os endpoints não funcionam mais. O sistema até bate no container, mas o meu retorno é um 404 not found.

Alguma dica?

Fala, Matheus.

Pro histórico das dúvidas ficar direitinho, vc pode abrir uma nova dúvida aqui no fórum?

Aproveitando, consegue colocar seu código no GitHub ou algum outro repositório pra que eu veja melhor o que houve?

É que em nenhum momento nós criamos um arquivo index.html, então algo de errado não está certo. rsrsrs

kkkkkkk, irei abrir outra dúvida então. O arquivo index.html vem por padrão quando importa o projeto, ou o do próprio proxy.