Cada pessoa deve desenvolver seu método de aprendizado e o que mais se encaixa de acordo com o perfil, mas com toda a certeza a pratica distribuída com revisões periódicas é o método mais adequado e funciona muito!
Cada pessoa deve desenvolver seu método de aprendizado e o que mais se encaixa de acordo com o perfil, mas com toda a certeza a pratica distribuída com revisões periódicas é o método mais adequado e funciona muito!
Olá Renê! Tudo bem?
Você levantou uma questão muito interessante sobre métodos de estudo. A prática distribuída e o cramming são abordagens bem distintas, e é ótimo que você esteja refletindo sobre qual delas se adapta melhor ao seu estilo de aprendizagem.
A prática distribuída envolve espaçar suas sessões de estudo ao longo do tempo, permitindo revisões periódicas. Essa abordagem é amplamente reconhecida por sua eficácia, pois ajuda a consolidar o aprendizado e a melhorar a retenção de informações a longo prazo. Por exemplo, se você está estudando para uma prova, em vez de estudar tudo de uma vez na véspera, você pode distribuir o estudo ao longo de várias semanas, revisando o material regularmente.
Por outro lado, o cramming, ou "estudo intensivo", é quando você tenta aprender uma grande quantidade de informação em um curto período de tempo, geralmente logo antes de uma prova. Embora possa funcionar para memorizar informações a curto prazo, tende a ser menos eficaz para retenção a longo prazo e pode aumentar o estresse.
Portanto, enquanto cada pessoa deve encontrar o que funciona melhor para si, a prática distribuída é geralmente considerada uma estratégia mais eficaz para um aprendizado profundo e duradouro.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Olá. :) Sem dúvida a pratica distribuída o poder da revisões e fazer na prática é o mais eficaz. Lembro algumas vezes que fiz essa tecnica Cramming, não sabia que se chamava assim, mas, já fiz principilmanete em provas na epoca do ensino médio. rs
Até pouco tempo, estudando para concursos, eu sempre me preocupava em organizar um cronograma para distribuir os conteúdos, mas nunca incluía dias de revisões, era tipo uma mescla malsucedida de prática distribuída e cramming, rsrsr, eu só revisava aquilo que de fato eu havia esquecido completamente, sem me dar conta de que todo conteúdo não revisado já andava vago na memória. Já deixei anotado pra por as revisões de todo conteúdo em prática.
Prática distribuída com revisões é mais eficiente para quem busca reter informações por um período de tempo maior.
prática distribuída a longo prazo e cramming a curto prazo e misturar, para a prender coisas novas rapidamente e manter a longo prazo tipo cozinhar